Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 01 / 13 / Cid quer ENEM via computador

Cid quer ENEM via computador

Queda em Matemática e Redação exige ação!
publicado 13/01/2015
Comments

 

 

O Ministro da Educação, Cid Gomes, divulgou nesta terça-feira (13) o balanço final da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Ministério, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total de 8.721.946 inscritos).

A partir de agora, a intenção do ministro é apresentar à Presidenta Dilma Rousseff uma proposta de fazer o Enem pelo computador. "Temos outros desafios mais urgentes que dois Enem por ano, mas devemos trabalhar com a tecnologia para poder ter o Enem o tempo inteiro, toda hora, todo dia. Podemos ter diversos locais pelos país com computadores e salas seguras. Precisa ter um banco de questões”, afirmou Cid.

"O Enem tem que contratar gráfica ultra especializada com 500 câmeras. Tem depois que contratar logística de segurança e distribuição. Depois aplicar tudo no mesmo dia, ter todos os cuidados com vazamento. Eu penso que é muito razoável evoluirmos para um sistema remoto [com computador]. Com salas seguras", continuou. "Tenho que ver as possibilidades para isso."


Os resultados, que poderão ser consultados pelos candidatos até o fim desta terça, podem ser utilizados para o programa Ciência Sem Fronteiras, o Fies (Financiamento Estudantil), ProUni (Programa Universidade para Todos) e “ao acesso dos alunos às instituições públicas”, completou Cid. Para ele, a intenção é, também, “avaliar a qualidade do ensino médio”.

"Primeiro passo é fazer um grande edital público para professores apresentarem perguntas para termos um banco de questões com mais de 8 mil itens. Não precisa ter cuidado, pode ficar aberto para consulta. Se aluno conseguir decorar 8 mil questões de matemática é um gênio", contou Cid.

Segundo o MEC, a média das notas em redação teve uma queda de 9,7% em relação ao Enem de 2013.

"Houve uma queda em matemática e redação. Uma queda superior à margem, não diria uma queda significativa, mas uma queda que deve estimular a comunidade acadêmica a analisar as razões para isso. Um ano no Ensino Médio brasileiro não há variações tão significativas" opinou o ministro.?



Em tempo: MEC divulga as notas do ENEM. Confira aqui.



Veja o balanço completo: