Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2014 / 10 / 07 / "Povo não sabe votar? Mentira!" Dilma vs FHC

"Povo não sabe votar? Mentira!" Dilma vs FHC

"A oposição entre ricos e pobres é parcialmente verdadeira. Fizemos uma política no Brasil em que todos ganharam"
publicado 07/10/2014
Comments

 


A Presidenta Dilma Rousseff reagiu à declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que afirmou, na segunda-feira (6),  que o PT cresceu nos grotões do país e que o Partido dos Trabalhadores tem o voto dos “menos informados".

(Não deixe de ver também que São Paulo é o vice-campeão de Bolsa Família )

Para Dilma, trata-se de uma "visão elitista" do país.

“Essa história de que o povo não sabe votar só porque não se formou em uma universidade é uma falácia, uma mentira. Acho (que é) visão elitista do país, lamentável. Escutei muito que o povo não sabia votar. E, antigamente, não deixavam o povo votar”, ressaltou a petista nesta terça-feira (7), após conversa com governadores, senadores e deputados eleitos no 1º turno, numa coletiva.

A candidata à reeleição disse que a campanha será baseada em “propostas críveis” e na comparação entre as gestões do PT e do PSDB à frente do governo federal. "A campanha será:  apresentamos as nossas propostas e vamos debater em alto nível projetos que já fizemos no país.  E a população vai escolher”, comentou.

Dilma refutou a ideia de que a eleição será dividida entre pobres e ricos ao mostrar dados sobre a melhora de vida dos brasileiros nos últimos anos.

“A oposição entre ricos e pobres é parcialmente verdadeira.  De fato, os governos do PT tiveram preocupação que pode ser sintetizada em 'incluir os pobres no Orçamento'. Elevá-los sempre a uma situação melhor. Mas fizemos uma política em que todos ganharam. Isso transformou o Brasil de forma pacífica e silenciosa”, opinou.

Sobre os protestos e a demanda por serviços públicos de qualidade, Dilma enfatizou: “O Brasil mudou e o desejo das pessoas mudou junto.  Brasil do passado não fazia metrô, porque o governo era para 1/3 da população. Metrô porque era coisa para rico. Metrô é algo fundamental em um país como o Brasil, de concentração urbana violenta em algumas cidades.Tem que ter metrô em Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, em grandes cidades do Brasil para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”.


Abaixo, outras frases da Presidenta:



Reunião (com governadores) em que fizemos avaliação do sentido político da campanha

Uma reunião muito importante, porque nós chamamos os governadores e senadores eleitos. E mais governadores em segundo turno.

As propostas terão que ser críveis. É fundamental ter propostas em todas as áreas, mas em algumas é fundamental: saúde e segurança.

Para a saúde, temos o Mais Especialidades, em que as pessoas serão atendidas sem filas e sem espera. Ninguém poderá ficar sem ser atendido num número determinado de dias.

Essa rede combina setor privado, público e filantrópico

Já no caso da segurança é a questão básica dos centros de operações e controle que nós construímos durante a Copa

É fundamental ter política de fronteiras estaduais

Em 2002, 54% da população brasileira estava na classe C e D. Aconteceu uma grande expansão da classe C, que passa de 68 milhões para 118 milhões e 900 mil brasileiros

Classe A e C de 14, 1 milhões para 29 mi

A D e E sai de 97,8 milhões e vai para 54,2 milhões.

Isso significa que de cada 4 brasileiros, três estão na Classe C, B e A. 73% dos brasileiros estão nessas classes. A que mais cresceu foi a C.

Brasil tem de ter política pra classe média, para os mais pobres, e os que aumentaram de renda também tem de ser considerados cidadãos

Tem que ter igualdade de oportunidades e isso é educação de qualidade

O Brasil mudou e o desejo das pessoas mudou junto.  Brasil do passado não fazia metrô, porque o governo era para 2/3 da população. Metrô porque era coisa para rico. Metrô é algo fundamental em um país como o Brasil, de concentração urbana violenta em algumas cidades.Tem que ter metrô em Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, em grandes cidades do Brasil para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros

Minha última fala é sobre reforma política, que é a maior arma contra a corrupção.


Vamos ampliar a comunicação com todos os setores em São Paulo

No meu estado natal, em MG e em RS, fui muito bem votada. E eu vou lutar para ganhar em todos os estados possíveis

Eu não abro mão de apoio de ninguém, principalmente em uma eleição

Eu fico muito feliz quando me apoiam, mas ninguém manda na opinião do eleitor. É um princípio democrático

Quem me conhece votou em mim. Fiquei muito feliz com isso. Vou lutar pra ganhar em todos os estados

Acho que ninguém  pode abrir mão de apoio numa eleição. Mas ninguém é dono do eleitor. Ninguém manda no eleitor

Uma pessoa é igual um voto institui a certeza que cada pessoa é capaz de definir o que quer



Em tempo:


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Os Diários Associados divulgaram na intranet uma convocação, assinada em nome dos "funcionários", para a participação de uma caminhada a favor do candidato Aécio Neves, no sábado, com todos vestidos de azul ou amarelo, cores do PSDB. A mesma convocação  está sendo feita por apoiadores da campanha tucana por meio das redes sociais e Whatshap.


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e o Sindicato dos Empregados da Administração das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte esclarecem aos trabalhadores que ninguém pode ser obrigado a participar de ato de campanha de nenhum candidato a cargo eletivo.


Qualquer tipo de pressão deve ser denunciada para que sejam tomadas de medidas jurídicas cabíveis para resguardar o direito ao voto dos eleitores. As duas entidades também esclarecem que os Diários Associados não falam em nome dos trabalhadores. O voto dos mineiros é livre.


Kerison Lopes


Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais


Marco Antônio Jacob


Presidente do Sindicato dos Empregados da Administração das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte.

Vote na trepidante enquete:

[poll id="806"]

 

 

Conteúdo relacionado
FHC chama eleitor do PT de ignorante