Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2014 / 10 / 02 / Jatinho sem dono: já que o PT agasalhou ...

Jatinho sem dono: já que o PT agasalhou ...

Será que alguém vai perguntar a ela sobre o jatinho no debate da Globo ?
publicado 02/10/2014
Comments

Saiu no R7:


PSTU pede investigação de jato usado por Campos e Marina


Desde a morte do candidato, o PSB e a ex-senadora deram explicações diferentes sobre o jato


O PSTU informou, por meio de sua assessoria de imprensa, ter entrado com um pedido de investigação sobre o jatinho usado nas campanhas de Eduardo Campos e Marina Silva, do PSB. O pedido, segundo nota do PSTU, foi enviado à Procuradoria Geral Eleitoral na última sexta-feira (26).


No pedido, o partido, que tem candidato na eleição presidencial — Zé Maria —, alega que os gastos com os deslocamentos feitos com a aeronave deveriam constar da prestação de contas parcial do PSB entregue à Justiça Eleitoral. O PSTU cita, no documento, o artigo 26 da lei 9504/1997, segundo o qual as despesas com transporte ou deslocamento do candidato e de sua equipe devem ser registrados como "gastos eleitorais".


O documento do PSTU cita ainda a resolução 23.406 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que diz que "os recibos eleitorais deverão ser emitidos concomitantemente ao recebimento da doação, ainda que estimável em dinheiro", para argumentar que a doação do avião deveria ter sido registrada já na declaração parcial da campanha do PSB.


O pedido do PSTU também questiona a propriedade da aeronave. O documento alega que o jato ainda estava no nome da empresa Cessna Finance Export Corporation, que é estrangeira e "portanto sua doação ilícita".


Desde a morte de Eduardo Campos, no acidente com a aeronave Cessna em 13 de agosto, o PSB e a candidata Marina Silva deram explicações diferentes sobre o uso do jato. A mais recente colocação do partido e de integrantes da coordenação de campanha é que se decidiu esperar o fim do processo eleitoral para contabilizar todo o uso da aeronave e lançar como doação de pessoa física.