Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 02 / 12 / Bento fez a opção preferencial pelos ricos

Bento fez a opção preferencial pelos ricos

Boff queimou na fogueira do Ratzinger e confia num Papa que faça outra opção
publicado 12/02/2013
Comments

 

Extraído do blog do Nassif:

No twitter, teólogo Leonardo Boff comenta renúncia do Papa

Por Marco Antonio L.
Da EBC (*)

Boff pede Papa do "terceiro mundo" e diz que Bento XVI optou pelos ricos

O teólogo brasileiro Leonardo Boff, repercutiu em seu perfil na rede social Twitter, o anúncio feito nesta segunda-feira (11) de que o Papa Bento XVI irá renunciar ao comando da Igreja Católica. Ele disse que a saída do pontífice foi digna, porque “humildemente deu-se conta dos limites da natureza que o impediam de exercer sua função”.  Boff, porém, disse que Bento XVI, de linha dura, “não trouxe nenhuma novidade para a teologia”, e que durante o período em que esteve à frente da Igreja católica, atuou com “dois pesos e duas medidas”, pois “tratava com luvas de pelica os reacionários seguidores de Lefebvre” mas a bastonadas os seguidores da Teologia da Libertação, corrente mais popular do catolicismo.
Leonardo Boff disse que é inegável pensar que a instituição Igreja Católica está em crise, e que Bento XVI elegeu como missão reevangelizar a Europa, o que para o teólogo significou “optar pelos ricos”. Apesar de achar Bento XVI "controvertido", Boff afirma que este trabalhou “à luz da autoridade do Papa e não da Igreja Povo de Deus”.

Boff afirma que o “terceiro mundo” merece um Papa e que sua preferência é por Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, cardeal-arcebispo de Tegucigalpa, em Honduras.

Veja os postos de Leonardo Boff em sua conta do Twitter:

(*) Texto de Guilherme Strozi, do Portal EBC.

Clique aqui para ler " Santayana, o Papa e a reinvenção do Ocidente".

E aqui para ler "Ratzinger foi eleitor do Cerra. E o próximo ?".

Paulo Henrique Amorim