Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 01 / 24 / Sarney adverte: querem a politização da Justiça

Sarney adverte: querem a politização da Justiça

Querem a “politização da Justiça” os que são minoria nas ruas e maioria no Supremo
publicado 24/01/2013
Comments


Saiu na Reuters:

Sarney: Brasil corre risco de "politização da Justiça"

Por Ana Flor
BRASÍLIA, 24 Jan (Reuters) - O Brasil corre o risco de viver a "politização da Justiça", caso os legisladores brasileiros sigam recorrendo ao Judiciário a cada impasse político, afirmou à Reuters o presidente do Senado e do Congresso Nacional, José Sarney.
Em seus últimos dias na Presidência do Congresso --a eleição para a mesa do Senado será em 1o de fevereiro--, Sarney, 82 anos, avalia que já está instalado no país o fenômeno da "judicialização da política", em que o Judiciário se transformou na instância moderadora a qual recorrem legisladores insatisfeitos.
"Levamos ao extremo... Quando se perde qualquer coisa, diz-se 'vou ao Supremo'. Isso implica em outro perigo, o da politização da Justiça", disse Sarney.
Entre os temas que o Supremo Tribunal Federal foi acionado para decidir nos últimos meses estão a possibilidade de o Congresso apreciar o veto presidencial sobre a divisão dos royalties do petróleo e as modificações na distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), em ação que governadores acusam o Legislativo de omissão.
Outra decisão do STF em 2012 que gerou atritos com o Legislativo foi a determinação de perda de mandato aos deputados condenados no mensalão --esquema de compra de apoio político no Congresso no início da primeira gestão de Lula--, ponto questionado por parlamentares, que dizem que a palavra final é da Casa legislativa.
Sem querer comentar os casos de forma específica, Sarney afirmou que há um perigo em o Judiciário se acostumar com um papel político.
"A prova do pudim se faz comendo", disse, citando a máxima inglesa. "Se deixar provar, gosta...", acrescentou durante entrevista à Reuters em seu gabinete nesta quarta-feira.
Na terça-feira, o Congresso foi questionado pelo presidente em exercício do STF, Ricardo Lewandowski, sobre uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) por omissão movida por governadores que questionam a falta de uma decisão sobre os repasses do FPE.


Clique aqui para ler “Sarney e Lewandowski, cada qual no seu lugar.”

Navalha

Querem a “politização da Justiça” os que tem maioria no Supremo.

Nas ruas, são minoria.

Paulo Henrique Amorim