Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2012 / 12 / 20 / Barbosa desafia Maia: quem prende sou eu !

Barbosa desafia Maia: quem prende sou eu !

Decisão sobre prisão de deputado fica para a ceia de Natal
publicado 20/12/2012
Comments

 

 

A propósito da possibilidade de a Câmara abrigar os deputados que o Supremo mandar prender inconstitucionalmente, o Presidente do STF disse, segundo o Globo ( 12o. Ministro):

Joaquim Barbosa critica Marco Maia sobre possível asilo de mensaleiros na Câmara


BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, criticou duramente a hipótese de o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), asilar os três deputados condenados no processo do mensalão. Em entrevista, Maia não descartou essa possibilidade. Como a Polícia Federal não pode entrar no Congresso Nacional, os parlamentares escapariam de uma eventual prisão determinada por Joaquim.

- Em primeiro lugar, eu acredito que o deputado Marco Maia não será a autoridade do Poder Legislativo que terá a incumbência de dar cumprimento à decisão do Supremo. Portanto, o que diz hoje não terá nenhuma repercussão no momento adequado da execução das penas. Mas a proposição de uma medida dessa natureza, de receber condenados numa das casas do Congresso, é uma violações mais graves à Carta da República - afirmou o ministro, em entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira.

(...)

Em tempo: Stanley Burburinho envia a seguinte notícia:

STF manifesta preocupação com destituição de juízes em Honduras


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, encaminhou ofício ao ministro de Estado das Relações Exteriores, Antonio Patriota, solicitando informações sobre a destituição, na madrugada do dia 12 de dezembro, de quatro juízes da Suprema Corte de Honduras pelo Congresso daquele país. O ministro relata que a destituição teria ocorrido em razão de votos recentes proferidos pelos magistrados, no exercício de suas funções jurisdicionais.

(...)