Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2012 / 09 / 27 / Lewandowski: eles vão ter que rebolar

Lewandowski: eles vão ter que rebolar

O Ministro Lewandowski dá um xeque de Rainha em seus pares, a cada voto que emite.
publicado 27/09/2012
Comments


Saiu no Estadão:

Compra de votos é ‘conjectura’, diz revisor do processo do mensalão

Revisor do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou não haver provas de que houve compra de deputados pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a aprovação de projetos de interesse do Executivo.

A linha adotada por Lewandowski levou à condenação daqueles que se beneficiaram do mensalão, mas isentou o governo Lula da acusação de compra de votos no Congresso. Seria, no entendimento do ministro, um esquema de caixa 2 de campanha.

(...)

Para justificar as condenações, Lewandowski repetiu o argumento de que o STF mudou sua jurisprudência ao decidir, de acordo com ele, que o mero recebimento do dinheiro pelo parlamentar configura o crime de corrupção passiva, sem que seja necessária a indicação precisa de que ato ou decisão se cobrariam em troca dos recursos. Com isso, ele condena os deputados e ex-deputados que receberam dinheiro, mas isenta o governo Lula da acusação de compra de votos.

Navalha

O Ministro Lewandowski dá um xeque de Rainha em seus pares, a cada voto que emite.

O PiG (*) tem uma “certa dificuldade” de perceber que Lewandowski, com votos tecnicamente irretocáveis, mostra, a cada dia, que o STF vai “ter que rebolar” - como disse conceituado jurista a este ansioso blogueiro – para condenar o Dirceu sem provas, sem ato de ofício, e com uma larga interpretação do que seja “domínio do fato”.

A cada dia fica mais claro que, para condenar Dirceu, o STF vai ter que re-inventar a Lei que o próprio STF sempre seguiu.

É o xeque de Rainha.

Para Lewandowski, a “compra de votos” é uma quimera !

Mas, esse é um “julgamento de exceção”, como demonstrou o professor Wanderley Guilherme, de forma inequívoca.

Um julgamento que só vale para pegar o Dirceu e, portanto, o Lula – leia artigo do Mauro Santayana sobre a caça do PiG (*) ao Lula - e a Dilma.

O que vale para o Dirceu não valerá para mais ninguém.

O STF refará a “excepcional” jurisprudência, quando necessário.

Assim, como no capítulo do “bônus de volume”, o que vale para a Visanet não vale para a Globo.

Como já se percebeu neste “excepcional julgamento”, a Globo constrói a sua própria jurisprudência.

Viva o Brasil !

 




Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.