Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2012 / 06 / 05 / Amorim conta a Verdade. Para Johnbim, ela pegou fogo

Amorim conta a Verdade. Para Johnbim, ela pegou fogo

Saiu no Estadão: Arquivos das Forças Armadas serão abertos para Comissão da Verdade, diz Amorim.
publicado 05/06/2012
Comments

Saiu no Estadão:

Arquivos das Forças Armadas serão abertos para Comissão da Verdade, diz Amorim


BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Celso Amorim, sinalizou nesta segunda-feira, 4, que vai atuar para abrir os centros de informação das Forças Armadas para a Comissão Nacional da Verdade, que investiga crimes cometidos por agentes do Estado de 1946 a 1988. "A lei diz que nós temos todo o dever de cooperar", afirmou. "Em termos gerais, tudo estará aberto."


Ele deu essas declarações em uma entrevista coletiva após encontro com integrantes da Comissão da Verdade. Os centros de informação da Aeronáutica (Cisa), do Exército (CIEx) e da Marinha (Cenimar) guardam as memórias da repressão política, especialmente do período do regime militar (1964-1985) - popularmente chamados "arquivos secretos da ditadura".


Foram dos centros que saíram, em 1993, três listas com algumas informações sobre guerrilheiros do PCdoB mortos no Araguaia, no começo dos anos 1970.


Desde 1985, início do governo civil de José Sarney, as Forças Armadas mantêm o discurso de que não existem arquivos oficiais. Os militares, no entanto, nunca permitiram a entrada de representantes de áreas civis do governo ou da Justiça aos centros de informação. O CIEx, antigo CIE, em especial, organizou nos governos Médici (1969-1974) e Geisel (1974-1979), a política de extermínio de adversários da ditadura. Grupos de direitos humanos esperam a abertura dos centros para esclarecer como morreram militantes políticos.

Navalha

O Brasil assistirá a um embate Histórico: Amorim x Johnbim, em torno da Verdade.

Celso Amorim abrirá os arquivos da tortura que o Ministro da Defesa cerrista, Nelson Johnbim, disse que tinham pegado fogo.

Será que Amorim levou cinzas à Comissão da Verdade ?

(O ansioso blogueiro continua à espera da entrevista-bomba que Eliane Catanhêde fará com Johnbim, a propósito da versão do Gilmar Dantas (*) sobre o encontro com o Nunca Dantes.)

 




Paulo Henrique Amorim


Clique aqui para ver como eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele. E não é que o Noblat insiste  em chamar Gilmar Mendes de Gilmar Dantas (*) ? Aí, já não é ato falho: é perseguição, mesmo. Isso dá processo…"