Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2012 / 06 / 03 / PE cria Comissão da Verdade. Onde está meu filho, STF ?

PE cria Comissão da Verdade. Onde está meu filho, STF ?

Saiu no Jornal do Commercio
publicado 03/06/2012
Comments


Saiu no Jornal do Commercio:

Mãe de vítima emociona na Comissão da Verdade

Elzita Santa Cruz, mãe de Fernando Santa Cruz, participou da solenidade de instalação da Comissão Estadual da Verdade



Elzita Santa Cruz, 98 anos, representante dos mortos e desaparecidos no período da ditadura militar, deu o tom de emoção à instalação da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara, na tarde desta sexta, nos jardins do Palácio do Campo das Princesas. "Onde está meu filho?" perguntou ela, que aguarda uma resposta há 38 anos, desde o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, sequestrado no dia 23 de fevereiro de 1974, no Rio de Janeiro.


A solenidade contou com a presença do ex-governador, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) - que está em processo de reaproximação com o governador Eduardo Campos (PSB) - da presidente da Comissão Parlamentar da Memória e da Verdade, Luiza Erundina, e do membro da Comissão nacional da Verdade, José Paulo Cavalcanti.


O arcebispo e Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, também prestigiou a instalação da comissão estadual, que deverá ter como um dos focos prioritários de trabalho a investigação do assassinato do padre Antonio Henrique Pereira Neto, em 1969. Auxiliar de Dom Hélder Câmara, padre Henrique foi seqüestrado, torturado e morto pelo Comando de Caça aos Comunistas (CCC). Nenhum dos acusados pelo crime foi condenado, apesar de provas e testemunhos. O pedido de investigação será feito por Saburido.


"É fundamental contar às novas gerações o que ocorreu para fortalecer democracia", disse o governador Eduardo Campos (PSB). "Não é tempo de revanche, mas de contar a verdade". Segundo ele, a comissão estadual vai atuar em sintonia com a comissão nacional.