Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2011 / 07 / 02 / Picaretagem S.A. O perfil do banqueiro bandido

Picaretagem S.A. O perfil do banqueiro bandido

Saiu na capa de “Poder – Joyce Pascowitch” interessante reportagem sobre a novela da Globo que trata do banqueiro bandido
publicado 02/07/2011
Comments

 

Saiu na capa de “Poder – Joyce Pascowitch” interessante reportagem sobre a novela da Globo que trata do banqueiro bandido:

“Dinheiro, carisma e corrupção”

“Picaretagem S.A.” – é o título interno.


“Por que, na lógica da moral brasileira, o banqueiro inescrupuloso da novela das nove é um vilão que deu certo”, afirma um sub-título.


Este ansioso blog já tinha chamado a atenção do amigo navegante para o papel de um blogueiro sujo na trama de Gilberto Braga para descrever Horácio Cortez, o banqueiro bandido.

Já tinha refutado o co-autor da novela, que disse ao Estadão que Cortez acabará preso e, por isso, o Brasil “tinha mudado”: não, o Brasil não mudou nada.

“Poder” da Pascowitch fez num número anterior reportagem irretocável sobre a queda do Agnelli da Vale.

Sem aquele endeusamento piguento.

Mostrou Agnelli como ele é.

Um executivo profissional como mil e um outros em busca do poder, através do PiG (*).

Nada de extraordinário.

Agora, “Poder” descreve o fascínio do banqueiro bandido da novela:

“Um banqueiro bem-sucedido coloca seus clientes em risco com operações escusas... Suborna políticos e policiais. Educado, correto, gentil na superfície, uma alma sem lei nem respeito à ética nas profundezas... O personagem é ficcional, vilão da novela ‘Insensato Coração’, magistralmente interpretado pelo ator Herson Capri. Mas, qualquer semelhança com a realidade NÃO (ênfase minha – PHA) é mera coincidência.”


Como se sabe, o banqueiro bandido foi em cana na novela, porque o blogueiro sujo divulgou um vídeo em que aparece a subornar um político.

Na vida real, o jornal nacional exibiu no horário nobre o vídeo em que um passador de bola é apanhado no ato de passar bola a um policial.

Horácio Cortez não conseguiu um HC.

O passador de bola da vida real conseguiu dois HCs Canguru, em 48 horas !

O Gilberto Braga é pinto, perto da realidade brasileira !

Aí, o “Poder” da Pascowitch tem um box com os “pontos de convergência” dos “traços menos nobres do personagem em poderosos brasileiros acusados de corrupção”.

E ali estão no box, gloriosos, em posição destacada, o Daniel Dantas e o Dr Roger Abdelmassih.

O que Dantas e Abdelmassih têm em comum ?

Dois nomes.

Marcio Thomaz Bastos é advogado dos dois.

O escritório de Thomaz Bastos defendeu Dantas numa ação que moveu – e perdeu – contra Mino Carta.

Thomaz Bastos foi quem conseguiu com Gilmar o HC de Abdelmassih.

Outro nome os reúne de forma indissolúvel: o ex-Supremo Presidente do Supremo, Gilmar Dantas (**), que soltou dos dois com providenciais (e insensatos) HCs.

Gilberto Braga, quando você vai fazer uma novela sobre o ex-Supremo Presidente Supremo ?

Faz o Herson Capri ficar careca e dá o papel prá ele !

Em tempo: a OAB deveria ir ao CADE contra Thomaz Bastos e Sergio Bermudes por concentração de poder econômico. Eles são o Abiliô da advocacia.



Paulo Henrique Amorim




(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(**) Clique aqui para ver como um eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele.