Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2010 / 05 / 13 / Número de homicídios no Rio é menor já registrado. Por que o Serra não plagia a UPP ?

Número de homicídios no Rio é menor já registrado. Por que o Serra não plagia a UPP ?

publicado 13/05/2010
Comments

Sugestão do amigo navegante Marcos Felipe:

Violência do Rj diminuiu, bem diferente de SP.

Foram 1.414 vítimas de janeiro a março, 16,6% a menos que no mesmo período de 2009. Especialistas atribuem redução dos índices à implantação das Unidades de Polícia Pacificadora

POR NATALIA VON KORSCH

Rio - O número de homicídios no estado no primeiro trimestre apresentou o menor índice desde que as pesquisas foram iniciadas, em 1991. Segundo dados divulgados ontem pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), foram 1.414 vítimas de janeiro a março, 16,6% a menos que no mesmo período de 2009.

Na capital, a queda foi de 22,3%. Comparando os índices de março de 2009 com os deste ano, houve redução ainda nos casos de roubos de veículos (20,4%), a pedestres (9,7%) e em coletivos (14,1%).

Esses resultados têm relação com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), na avaliação do cientista político Geraldo Tadeu Moreira, da Uerj. “Desde que o programa das UPPs foi ampliado, em outubro, a gente observa essa redução drástica”, afirma ele, destacando também “um trabalho mais consistente do uso da inteligência e da informação operacional por parte da polícia”. “São ocorrências que nunca vão desaparecer, mas podem descer a índices aceitáveis”, afirma.

Em Copacabana — onde há UPPs no morros Chapéu Mangueira e Babilônia, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo e Cabritos-Ladeira dos Tabajaras —, não houve homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) ou roubo a residência em março, a exemplo do que ocorrera em fevereiro. Os roubos na região diminuíram 19,1% no primeiro trimestre, enquanto os furtos cresceram 21,2%.

SATISFAÇÃO

Presidente da Associação de Moradores e Amigos de Copacabana, Myriam de Pinho Barbosa diz que a população do bairro têm se sentido mais segura desde a inauguração das UPPs na região. “Estamos muito satisfeitos. É visível como tudo melhorou muito de um tempo para cá. Hoje em dia, andamos nas ruas despreocupados, os moradores já não reclamam mais de assaltos como antigamente”, afirma.

Em Botafogo, onde há a UPP do Santa Marta, também não houve latrocínios e roubos a residência em março, mas o número de homicídios subiu de um para dois e houve cinco roubos de carro a mais do que em fevereiro — 17 no total.

Na Tijuca, bairro que teve sete comunidades ocupadas pela PM mês passado, também não houve registros de homicídios dolosos (com intenção) e latrocínios em março. O roubo de veículos caiu de 48 em março de 2009 para 18.

Outra região com redução foi a de Jacarepaguá, onde fica a Cidade de Deus. Lá, houve 16 roubos de veículos em março contra 26 registrados no mesmo período no ano passado.

Navalha

O Serra só falta dizer que o número de homicídios em São Paulo caiu 100%.

Especialmente os praticados por policiais da polícia dele, contra negros e motoboys.

Foi uma queda vertiginosa.

Por que o Serra não diz que vai criar UPPS em lugar de dizer que vai criar o Ministério da Segurança ?

Ele é um gênio !

Não deixe de votar na trepidante enquete sobre o próximo plágio do Serra.

Ele é um gênio.


Paulo Henrique Amorim

 

O Serra só falta dizer que o número de homicídios em São Paulo caiu 100%.

Especialmente os praticados por policiais da polícia dele, contra negros e motoboys.

Foi uma queda vertiginosa.

Por que o Serra não diz que vai criar UPPS em lugar de dizer que vai criar o Ministério da Segurança ?

Ele é um gênio !

Não deixe de votar na trepidante enquete sobre o próximo plágio do Serra. http://www.conversaafiada.com.br/

Ele é um gênio.