Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Queiroz fugiu de depoimento por ordem de Bolsonaro

Queiroz fugiu de depoimento por ordem de Bolsonaro

Livro relata bastidores do (des)governo
publicado 13/01/2020
Comments
Untitled-5.jpg

(Reprodução/Redes Sociais)

Foi por ordem de Jair Bolsonaro que Fabrício Queiroz faltou a um depoimento ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). A informação está no livro "Tormenta — O governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos", da jornalista Thaís Oyama.

Segundo a coluna de Guilherme Amado na Época, a obra (que será lançada em 20/I) conta que os advogados de Queiroz e Jair Bolsonaro haviam acertado que Queiroz iria ao interrogatório em dezembro de 2018 e diria aos procuradores que não poderia falar até sua defesa ter acesso aos autos. E faria um adendo: ninguém da família Bolsonaro tinha relação com o caso.

Dessa forma, a ideia era blindar Jair e Flávio Bolsonaro (este é o pivô do escândalo da rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e afastar a fama de "fujão" de Queiroz.

No entanto, tudo mudou a dois dias do depoimento, quando Bolsonaro (pai) mandou cancelar a operação. Um advogado havia convencido o presidente de que a melhor estratégia para abafar o caso seria jogar a decisão para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2019, a defesa de Flávio obteve uma liminar do presidente do STF, Dias Toffoli, que suspendeu as investigações contra o senador do PSL-RJ que tenham se originado de dados compartilhados por órgãos de controle, como o Coaf e a Receita Federal, sem autorização judicial.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!