Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / PF conclui: Bolsonaro usou "fake news" para demitir ministro!

PF conclui: Bolsonaro usou "fake news" para demitir ministro!

Conversas falsas de WhatsApp foram desculpa para saída do general Santos Cruz
publicado 29/01/2020
Comments
Minto.jpg

Carlos Alberto dos Santos Cruz, general reformado do Exército, foi ministro da Secretaria de Governo durante o primeiro semestre de 2019.

Ele foi demitido do governo Bolsonaro em 13/VI, após uma série de embates públicos com o guru Olavo de Carvalho e com Carlos Bolsonaro, o Carluxo, filho 02 do presidente Jair Bolsonaro.

Em maio de 2019, circulou entre militantes bolsonaristas a imagem de uma suposta conversa de WhatsApp em que o general critica o presidente Bolsonaro e seus filhos: "ele é covarde, terceiriza ataque. Idiota", afirma um interlocutor desconhecido. Em resposta, Santos Cruz teria dito: "é um imbecil, não fala na cara".

Especula-se que o próprio Carluxo teria entregue a mensagem ao papai Jair - e, em seguida, pedido a cabeça do então ministro.

Desde aquela época, o general afirma que a imagem é falsa.

Santos Cruz afirmou, em entrevista à BBC Brasil em janeiro deste ano, que pode ter sido vítima do chamado "gabinete do ódio" - o grupo de assessores comandado pelos filhos do presidente que seria responsável por difamar adversários da família Bolsonaro pelas redes sociais.

O caso foi, obviamente, parar na Justiça.

Nesta quarta-feira 29/I, o colunista Fausto Macedo, do Estadão, informa que a Polícia Federal concluiu que as mensagens são falsas.

Surpresa!

Portanto, o presidente Jair Bolsonaro demitiu um ministro por causa de uma "fake news"!

Ao saber do resultado das investigações, o general concedeu entrevista à rádio GaúchaZH: "agora é ir atrás de quem fez isso aí", afirmou.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: