Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Ministro-astronauta indica coronel da FAB para o Inpe

Ministro-astronauta indica coronel da FAB para o Inpe

Novo diretor promete "transparência total", mas pode submeter dados a Bolsonaro
publicado 06/08/2019
Comments
DesmataGarimpo.jpg

Desmatamento e garimpo ilegal na terra indígena Tenharim, Amazonas, maio de 2018 (Créditos: Vinícius Mendonça/Ibama)

Informa o Jornal do Brasil que o ministro-astronauta Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, anunciou nesta segunda-feira (6/VIII) que Darcton Policarpo Damião, coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), será o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

Damião irá assumir o cargo interinamente. Ele substitui Ricardo Galvão, exonerado por Marcos Pontes na sexta-feira (2/VIII) após Bolsonaro chamar de "sensacionalismo" os dados do Inpe que revelam o aumento da devastação na Amazônia.

Jair Messias afirmou, também, que dados sobre desmatamento não devem ser publicados sem que ele tenha conhecimento: não quer ser "pego de calças curtas"...

Galvão revidou: disse que o Jair Messias se comporta como um garoto de 14 anos e classificou a atitude do presidente de "covarde e pusilânime".

Ontem (6/VIII), em coletiva de imprensa em Sobradinho, Bahia, Bolsonaro afirmou que que "maus brasileiros" divulgaram "números mentirosos" sobre o desmatamento na Amazônia.

Damião é professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e possui mestrado em Sensoriamento Remoto pelo próprio Inpe. Ele e Marcos Pontes se conhecem há mais de trinta anos.

Ao Estadão, o novo diretor prometeu "transparência total" em relação aos dados sobre desmatamento no país: "ninguém vai esconder nada, dado nenhum, até porque não se consegue fazer isso", disse.

Entretanto, ao ser questionado se enviará os dados do Inpe para análise prévia de Bolsonaro, como o próprio presidente sugeriu, Damião vacilou. Segundo ele, Jair Messias tem o direito de se preparar para responder críticas:

"É a questão do copo meio cheio ou meio vazio. Se tem uma notícia, não custa preparar..."

Em tempo: hoje, O Globo informa que, segundo o Inpe, o desmatamento na Amazônia Legal cresceu 278% em doze meses...

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: