Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Lula: "governo Bolsonaro é um governo de destruição"

Lula: "governo Bolsonaro é um governo de destruição"

Presidente condena grosserias contra esposa de Macron, mas lembra que a Amazônia é território brasileiro
publicado 12/09/2019
Comments
LeMonde.jpg

Na capa do Le Monde: "Bolsonaro é resultado da rejeição da política" (Reprodução)

O jornal francês Le Monde publicou, em sua edição de hoje (12/IX), uma entrevista inédita do presidente Lula ao correspondente Bruno Meyerfeld.

Lula se mostrou indignado com os ataques do governo Bolsonaro contra a educação e os direitos dos trabalhadores: "é um governo de destruição, sem nenhuma visão de futuro, sem programa, que não é qualificado para o poder."

Para o petista, "Bolsonaro é, antes de tudo, o resultado de uma rejeição da política."

Ele continua: "é a loucura total. E, ainda por cima, se submete totalmente a Trump. Nunca vi disso!"

Lula condenou as ofensas do Jair Messias contra o presidente francês Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte: "sempre tive excelentes relações com todos os presidentes franceses, de esquerda e de direita, com Chirac, Sarkozy e Hollande. Sou solidário a Emmanuel Macron, depois dos insultos contra sua esposa. Foi uma grosseria injustificável, e isso não tem nada a ver com o povo brasileiro", disse.

Entretanto, o presidente criticou, também, as insinuações de Macron sobre um possível "status internacional" para a Amazônia: "a Amazônia é propriedade do Brasil. Ela faz parte do patrimônio brasileiro. É o Brasil quem tem que cuidar dela. Isso não quer dizer que é preciso ser ignorante, que a ajuda internacional não é importante. Mas a Amazônia não pode ser um santuário da humanidade. Lembro que 20 milhões de pessoas vivem lá, precisam comer e trabalhar. Devemos também cuidar deles, levando em consideração a preservação do meio ambiente."

Leia a reportagem completa (em português) no site da Radio France Internationale.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: