Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Brizola desapropriou os ônibus e Moreira devolveu

Brizola desapropriou os ônibus e Moreira devolveu

Ah, que saudade do Brizola!​
publicado 08/07/2017
Comments
Moreira.jpg

Governador angorá (de terno, de costas) abraça o bicheiro Carlinhos Maracanã com a cumplicidade colorida do Anisio, outro bicheiro ilustre (Reprodução: JB)

O ansioso blogueiro recebeu o seguinte honroso email:​

Caro Paulo Henrique Amorim, sou jornalista da UFRJ e leitor do Conversa Afiada. Estou enviando abaixo e em anexo um breve artigo do meu pai, Miguel Baldez, sobre os tempos de enfrentamento da velha máfia dos donos de ônibus durante o governo Brizola. Como procurador do Estado, ele foi o responsável pelas ações de desapropriação das empresas da família Barata e outras.

Abraço,
Coryntho Baldez


Saudade do tempo de Brizola

Miguel Lanzellotti Baldez

No tempo de Brizola era diferente, muito diferente. As empresas de ônibus foram desapropriadas. Quase todas, inclusive as do Sr. Jacob Barata, pai e mentor desse empresário preso no Aeroporto quando se preparava, segundo dizem, para embarcar para Portugal. Pois no governo de Brizola as empresas de ônibus do Rio de Janeiro, em torno de doze, foram desapropriadas, tantas que a muitos pareceu encampação.

Tinha-se governo e no governo com forte impacto popular um grande líder, respeitado e gozando da benquerença da melhor gente do povo. E não era só Brizola, companheiros e companheiras. Ao seu lado, como vice-governador e principal Secretário, Darcy Ribeiro.

A mim, para minha honra, como procurador do Estado, coube efetivar na prática judicial os processos de desapropriação das empresas que guardo em minha lembrança e emoção como dos mais felizes de trabalho de minha vida funcional.

Logo depois vieram as eleições e o pior para esta cidade aconteceu. Darcy Ribeiro, candidato democrata, foi derrotado por Moreira Franco, sem dúvida o candidato das forças de direita, enquanto as empresas desapropriadas acabaram devolvidas a seus primitivos proprietários, tudo ficando como antes, e comigo a glória de ter participado daquele momento histórico, além da certeza de que a democracia só se conquista com otimismo sempre, paciência e muita luta.

De novo, companheiras e companheiros o grito hoje necessário: Diretas Já!

Miguel Lanzellotti Baldez é Procurador aposentado do Rio de Janeiro, Professor Emérito da Escola de Magistratura do Tribunal do Rio de Janeiro e Assessor de Movimentos Populares.
Conteúdo relacionado
Maia é um Aécio ou um Collor?