Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2015 / 01 / 30 / Cid defende Enem online e Lei da Responsabilidade da Educação

Cid defende Enem online e Lei da Responsabilidade da Educação

Nesta sexta-feira (30), Ministro anunciouconsulta pública para a criação do 'Enem online'
publicado 30/01/2015
Comments


O Conversa Afiada reproduz trechos de entrevista do Ministro da Educação, Cid Gomes, ao Valor:



Valor: O Plano Nacional de Educação até 2023 prevê atingir muitas metas. Por exemplo: universalização de 85% do ensino médio. Ano passado estava em 52%. O senhor considera essas metas ou haverá outras?

Cid: Lei é lei, tem que ser cumprida. São necessários ajustes até metodológicos, de conceitos, estatística, que precisam do Congresso.


(...)

Cid: Agora, tem outras coisas que são mais complicadas ainda. Até 2023, 10% do PIB brasileiro é para educação. Mas o município vai fazer o quê? O Estado vai fazer o quê? A iniciativa privada não conta? E o governo federal vai fazer o quê? Com quem é que está a responsabilidade? Acho que tem uma etapa posterior que é a Lei de Responsabilidade da Educação. Talvez nisso aí eles possam detalhar. Imagino que vão regulamentar o plano.



Valor: Como é a ideia de um Enem on-line?


Cid: O Enem são cinco áreas: redação, linguagens e códigos [ português e uma lingua estrangeira], matemática e suas tecnologias, ciências da natureza [ física, química e biologia] e ciências humanas. Se tiver um banco de dados, quesitos para as quatro áreas - fora redação - validados, checados, passados por comissões de notáveis, isso pode virar um banco público e ser roteiro de estudo para os alunos. Ter um banco é o primeiro passo. O segundo passo é, em vez de repetir a operação de guerra, Brasil inteiro, tudo na mesma hora, mesma prova, no mesmo dia, pensar na criação de algumas salas seguras, com terminais de computadores e fiscalização. A pessoa vai lá. Não precisa ser naquela hora específica. Como estão num banco de dados, as perguntas vêm aleatoriamente. Você está fazendo uma pergunta aqui e seu vizinho está numa prova diferente da sua.



Valor: E o corte de R$ 7 bi no orçamento do ministério?


Cid: Não foi em atividade fim. E é uma simulação. Primeira coisa: qual é o orçamento deste ano? Não tem ainda. Como é que pode falar em corte, se não temos orçamento? Eu defendo que o governo seja rigoroso no que é custeio.

(...)




Em tempo: No G1:


Ministro anuncia consulta pública para a criação do 'Enem online'



Segundo Cid Gomes, banco de questões vai ter mais de 30 mil perguntas.
Consulta vai definir como as alterações ao exame serão aplicadas.

O ministro da Educação, Cid Gomes, anunciou nesta sexta-feira (30) que vai abrir uma consulta pública nos próximos dias para debater a construção de um formato de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) online. No último dia 13, ele já havia anunciado que pretende reformatar o exame do MEC para que a prova não seja mais realizada em um único fim de semana por ano, mas "toda hora, todo dia".

De acordo com o ministro, a ideia é que o banco de dados que contém as questões usadas nas provas do Enem seja expandido ao ponto de ter um número de itens suficiente para que várias provas sejam criadas seguindo a mesma metodologia de avaliação do exame.



(...)






Leia também:



Cid Gomes: a bola está com você!




Cid quer ENEM via computador