Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2012 / 06 / 01 / Relator da CPI jogou a Delta no abismo. Supremo pode salvar

Relator da CPI jogou a Delta no abismo. Supremo pode salvar

O relator Odair Cunha relatou mal. Jogou para o PiG (*) e o PiG (*) ganhou o primeiro round
publicado 01/06/2012
Comments



O relator da CPI Odair Cunha (PT - MG) tinha diante de si duas propostas.


Uma, dos deputados Paulo Teixeira e Candido Vacarezza, do PT de São Paulo: abrir o sigilo da Delta nas referências que as operações Vegas e Marco Polo fizessem a empresas ou homens públicos que alí estivessem relacionados com o crime organizado. Em outras palavras, isso significava abrir o sigilo do crime organizado no Centro Oeste.

A estratégia dos dois era ir pela beirada.

A CPI vai durar até novembro.

(Clique aqui para ver que a batata do brindeiro Gurgel e do Paulo Preto começou a assar e assa até novembro.)

Inevitavelmente, a CPI vai dizer “oh de casa” ao Cerra.

(O Pagot na IstoÉ  já enfiou o pé na porta, ao descrever o rachuncho do Robanel: 60% iriam para a campanha do Cerra.)

Segundo Teixeira e Vacarezza, depois do Perillo, a CPI, com os novos dados que começam a jorrar lá de dentro – o amigo navegante viu como o Policarpo pedia grampo ao Carlinhos – ia descendo o mapa, até chegar ao Rio e a São Paulo.

Aí, apareceu na mesa do relator Odair Cunha uma proposta do DEMO Onyx Lorenzoni (RS) : detonar, abrir tudo, para pegar logo o Agnello e o Cabralzinho, na companhia do tucano Perillo, que arrendou Goiás ao Carlinhos Cachoeira.

O PiG (*) adorou !

Sem expor as duas propostas, o relator Odair Cunha leu a proposta do DEMO e submeteu-a a votação, sem dar chance à proposta mais limitada de Teixeira e Vacarezza.

Dito e feito.

No dia seguinte, a J&F desistiu do negócio, como mostra o G1.

A J&F anunciou que ia comprar por R$ 1 , se, depois da due dilligence, confirmasse que a empresa tinha condições de sobreviver.

O antigo dono, Fernando Cavendish, receberia uma mesada, e a J&F tocaria os contratos que representam uma boa fatia do PAC e obras que envolvem, pelo país afora, 30 mil empregados.

Agora, sem abandonar a idéia de ter uma empreiteira, a J&F concluiu que a Delta não tem receita – os clientes, assustados, com medo de uma devassa, não pagam.

O Paulinho da Força esteve no Palácio do Planalto esta semana e avisou a Gilberto Carvalho que, semana que vem, se não sair o pagamento dos trabalhadores, vai ter greve.

Pelo país afora.

A maioria dos empregados afetados é de sindicatos da Força.

O DEMO ganhou o primeiro round.

O STF pode reverter a situação provisoriamente – clique aqui para ver que a Delta recorreu ao Supremo para reverter a “quebra de sigilo nacional” .

Mas, é óbvio que uma solução rápida e definitiva tem que se encontrada.

O Palácio não vai poder manter a atitude de espectador.

O PAC está em jogo.

Parte da Transposição do rio São Francisco também.

E 30 mil empregos.

O relator Odair Cunha relatou mal.

Jogou para o PiG (*) e o PiG (*) ganhou o primeiro round.

Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.