Extraído do Blog do Nassif:
A nova classe média
Enviado por luisnassif, seg, 18/10/2010
Coluna Econômica
Nos últimos anos, o Instituto Data Popular se transformou em uma das melhores referências do país sobre a nova classe média.
A nova classe média veio para ficar devido a um conjunto de fatores estruturantes, diz Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular.
O primeiro, é a juventude nas classes C, D e E. Fala-se muito no chamado “bônus demográfico” brasieiro – isto é, em um período extremamente favorável em que a maior parte da população estará integrando a população economicamente ativa.
Só que esse bônus varia de acordo com as faixas de renda. Nas classes A e B haverá um envelhecimento crescente. Nas classes C e D, preponderância dos jovens.
Na classe A os jovens até 16 anos representam 17% da população; entre 17 e 30 anos, 24%; entre 31 e 40 anos, 12%; entre 41 e 60, 35% e acima de 61 anos, 12%. Na classe E, até 16 anos representam 45%; e, acima de 61 anos, apenas 2%.
As implicações são interessantes.
Na faixa dos 1% mais ricos, os pais ganham dez vezes mais que os filhos. Na nova classe média, apenas duas vezes mais. Com isso, são os mais jovens que influenciam as decisões de consumo das famílias. Na classe A, apenas 10% dos jovens estudaram mais do que os pais. Na classe C, 60%.
Esse desenho muda tudo no jogo político, de consumo e educacional, diz Renato.
***
Para essas essas classes, o consumo tem um papel simbólico dos mais relevantes. Eles passarão a ditar as tendências, porque – ao contrário dos jovens das classes A e B – além do conhecimento recém-adquirido trarão um componente de luta e determinação novos.
Um dos depoimentos colhidos pelo Instituto: “Cresci aprendendo muito. Aprendi na rua, aprendi em casa e com o que estou aprendendo na faculdade vou poder fazer tudo novo. Do meu jeito, com a minha cara e os meus valores”.
Entre esses valores está o sentido que trazem ao ato do consumo. Para essa nova classe, o consumo traz o sentido de inclusão social – ou, para usar um termo do sociologuês, de
“pertencimento”. O segundo, porque representa a bóia capaz de tirá-los definitivamente do universo das restrições. Encaram também como oportunidade e investimento. Finalmente, a satisfação de necessidades e sensação imediata de prazer.
***
Entender esse novo consumidor abre um campo enorme para os novos negócios.
A classe C responde por 54% das vendas de calçados no sudeste, 55% no sul, 57% no centro-oeste, 62% no nordeste e 62% no norte. Em viagens, já responde por 51% das despesas no nordeste a 34% no sudeste.
Nos serviços financeiros, detêm 60,2% das contas correntes, 61% dos cartões de crédito, 57,8% das contas de poupança, 63,6% dos planos de saúde, 61,9% dos seguros.
***
Segundo as conclusões do Data Popular, essa nova classe média já movimenta R$ 834 bilhões por ano (contra R$ 216 bi da classe A e R$ 329,5 bi da classe B); responde por 87% da população, 76% do consumo, 69% dos cartões de crédito e 82% dos internautas.
O depoimento de uma consumidora classe C dá o fecho para o estudo: “Comprar é perceber que todo nosso esforço vale à pena, que dá para agradar todo mundo, ficar de bem com a
gente mesmo”.

O que o segundo turno demonstrou é que o Governo Lula não conseguiu ganhar a eleição com o crescimento da economia, a inclusão social e a expansão da classe média.
Por que ?
Porque o Governo não pôde, ao longo de oito anos, mostrar ao eleitor o que tinha feito: crescer, incluir e elevar à classe média.
Sem uma Ley de Medios, o PiG (*) interditou o debate, fixou a agenda e o Governo falava para dentro, para si mesmo.
Na suposição de que as pessoas iam sentir na pele que a vida tinha melhorado.
Mas, dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbica.
O Governo perdeu a batalha política da comunicação.
O Governo teve medo do PiG (*).
E o PiG (*) pisou no Governo.
O PiG (*) ganhou.
O PiG (*) ganhou porque não deixou o Governo se comunicar.
O PiG (*) – e, portanto, o Governo – despolitizou o Brasil.
E, aí, foi fácil aplicar o Golpe do Aborto.
Os Brucutus do Serra aliados aos padres franquistas da Opus Dei brasileira criaram a “onda verde”.
Que de verde só tem os xales da Bláblárina.
O aborto da mulher do Serra, por exemplo.
O jornal nacional vai dar ?
O Paulo Preto (ou Souza) – o jornal nacional vai dar ? (Clique aqui para ver a reportagem do Domingo Espetacular).
Não, ao contrário.
Mesmo sem dar, o jornal nacional desmentiu o que não deu: uma pirueta do Ali Kamel, com a ajuda providencial do Tonico Ferreira, de banqueira elegância.
Portanto, a ascensão da classe média não basta – como previu este ordinário blog: os que se beneficiam do Governo Lula serão os mesmos que votarão no Berlusconi, se não houver uma Ley de Medios que neutralize o efeito Golpista do PiG (*).
Uma Ley de Medios que rapidamente desmascare uma calhordice – diz o Ciro – de um novo santarrão como o Serra.
O Serra é um produto do PiG (*).
Não fosse o PiG (*), ele (e o FHC) não passavam de Resende.
Mas, sem uma Ley de Medios, o Serra quase chegou a Barra Mansa.
Ao subir nas costas da Bláblárina.
Sem Uma Ley de Medios, a Dilma não conseguirá governar.
Por mais que empanturre a classe média.
Por falar nisso: cadê o Lula ?
O Ali Kamel escondeu o Lula.
É mais fácil ver o Lula na BBC do que na Globo.
Clique aqui para saber mais sobre no que pode dar a classe média: “José Padilha vai ser o Ministro da Segurança do Serra”.
Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.



Bom dia a todos!!
A margem de erro é o maior cabo eleitoral do Serra!!!
Somente para o PIG 53% a 47% é empate técnico.
Dia 31 é o dia da virada….Vamos votar 13 para o Brasil não virar o Haiti novamente.
Nesta hora importante para o Brasil, quanto aquele morador que caiu do 8o. andar de seu prédio e foi escorado pelo toldo resistente lá em baixo, e disse depois aos presentes à sua volta após a queda. Estou vivo, mas esta nem eu estou acreditanto, foi por pouco, renasci.
PH, bom dia,
A vitória de Dilma não virá da só classe média, e é claro que ela passa pelos famintos das classes E, Classes C e D e inclusive por muitos dos eleitores daqueles 33milhões(de várias dessas classes) que votaram no Serra, e que já viram o erro que cometeram, votando de certo na Dilma no 2o. turno.
Conheço um monte de gente que diz que o resto do mundo, quando fala, e bem, do Lula, não está com nada, que é uma mentira, que o mundo é o PIG.
Não sei precisar em que volume, mas o que vejo sempre é que uma parte da classe média passa a ter os chiliques de emergentes, com direito a todo e qualquer preconceito contra os pobres, ou seja, exatamente do que eles eram ontem.
O governo Lula deu ao povo crescimento da economia, a inclusão social e a expansão da classe média.
Já o governo anterior, privatarias, miséria, desemprego e fome.
Por isso PHA,que é importante a Dilma usar o horairo eleitoral,para esclarecer a esta população todas as armadilhas,calunias e golpes de que foi vitima e que estão minando sua candidatura,do contrario,sei não!A lavagem cerebral que o pig esta fazendo é terrivel.Tem pessoas da minha familia que não podem nem ouvir pronunciar o nome da Dilma,e olhe se beneficiaram e muito com o governo Lula.Por mais que eu me esforce a convence_los,o que ouço sempre é o famoso:aonde tem fumaça,tem fogo.Quando vou argumentar eles vem com os e mails,terriveis.Ta complicado.
ERRATA: na mensagem adrede, onde se lê “as urnas são ligadas em rede”, leia-se “as urnas não são ligadas em rede”.
Caro PHA: por que você fala como se Dilma tivesse perdido no 1º turno? Ela ganhou o 1º turno, ela apenas não ganhou NO 1º turno, mas foi a 2ª mulher mais sufragada do Planeta.
Por que você fala como se o calhorda se dar bem, fossem favas contadas? Todo poderoso é deusnossinhô, não o PIG. Será que você acredita piamente nas marolas dos institutos de pesquisa? Por que essa descrença na capacidade de discernimento do povo brasileiro, homem de pouca fé? D. Helder dizia:”Tem gente que pensa que o povo não pensa; mas o povo pensa…”
De minha parte, sei há tempo que abortos, dossiês, denún cias, são cortina de fumaça para enconbrir a fraude eleitoral, na qual os filhotes de ditadura, nossos oponentes, são useiros e vezeiros. Você mesmo reproduziu extensa matéria sobre as pirotecnias de N.Jobim e as urnas eletrônicas. É exatamente aí que a porca torce o rabo: lidamos com um grupo político capaz de clonar caminhões de urnas; o que dizer de clonar disquetes ou CDs? O sistema dito “eletrônico” não o é; as urnas são ligadas em rede; verdadeiros votogames, são de uma precariedade infantil (não por acaso). Em lugar de perder a fé no voto do povo, que tal abrir bem os olhos e botar a boca no trombone contra a mega fraude que está sendo armada?
Doris, não entendo nada do funcionamento das urnas eletrônicas e de sua fragilidade, mas concordo contigo que qdo se trata de fraude, eles são ladinos. Acredito que alguém na equipe da Dilma esteja atento para isso. Mas lendo sua postagem, dei-me conta de uma coisa. Tu não acha que o Serróquio e sua tropilha estão exagerando nas críticas aos Institutos de Pesquisa? Será que não estão desde já preparando a resposta para uma “surpresa” na apuração? Eles insistem tanto em falar em erro de pesquisas…
Realmente Sr Rubens o Serra certamente irá proporcionar para o Brasil tanto quanto ele proporcionou isto aqui no Estado de São Paulo. O Sr. realmente deve morar na capital paulista e deve estar muito agradecido por tudo que fizeram pela saúde, segurança, educação e moradia, principalmente para aqueles que moram em favelas na capital.
Caro PHA: por que você fala como se Dilma tivesse perdido no 1º turno? Ela ganhou o 1º turno; ela apenas não ganhou NO 1º turno, mas foi a segunda mulher mais sufragada do mundo.
Por que você fala como se o calhorda se dar bem fossem favas contadas? Todo poderoso é deusnossinhô, não o PIG. Será que você acredita nas marolas dos institutos de pesquisa? Por que essa descrença na capacidade de discernimento do povo brasileiro, homem de pouca fé? D. Helder já dizia: “Tem gente que pensa que o povo não pensa, mas o povo pensa…”
De minha parte, sei há tempos que abortos, dossiês, denúncias, são cortinas de fumaça para encobrir a fraude eleitoral, na qual os filhotes da ditadura, nossos oponentes são useiros e vezeiros. Você mesmo não reproduziu matéria extensa sobre as pirotecnias de N.Jobim com as urnas eletrônicas? É exatamente aí que a porca torce o rabo: lidamos com um grupo político capas de clonar caminhões de urnas de voto de papel; o
PHA,
Se o Nordestino tiver vergonha na cara não vota no serra/ fhc(psdb dem e pps).
O serra, fhc e o PIG têm muito “Preconceito” para com os Nordestinos(Norte e Nordeste do Brasil). Quando se fala em Fome, Pobreza, Miséria, Falta de Educação e Crimes, logo eles dizem que isso é coisa de Nordestino.
O Partido deles é o partido dos Ricos(psdb, dem e pps), da elite paulista, da FIESP, do CIC, da FIEC.
Vamos derrotar o serra, fhc e o PIG(globo, veja, estadão, folha e band).
É Dilma 13.
O povo esta mais consciente.
Descobriu que oq eles mais precisam nao e ter bens materiais ,o que o lula proporcionou, mas sim, ter acesso a saude educacao e segurança, oq neste governo ficou faltando.
Com todo o respeito, mas o que o Jenio fez pela segurança e educação? Ha, lembrei, cacetetes nos professores e celulares para o PCC…bom né???
Exato! Mas para começar a pensar esses temas que são obrigatórios em qualquer país que se pretenda desenvolvido é necessário ter garantido as mínimas condições de sobrevivência e vivência.
O que no governo FHC não só faltou, como acabou deixando tudo para o atual governo. Essa é a diferença capital.
Na propaganda da Dilma, o ataque ao Serra tem que ser narrado por LULA, só ele. Com sua aprovação record, ele vai trucidar o adversário. O LULA tem que defender a Dilma e por o Serra no seu devido lugar.
Eu acho que já era, o Serra vai ganhar a eleição. O golpe do aborto foi mortal pra nossa candidata, o PIG infelismente acertou em cheio, mais não deixa de ser duro pensar que foram 8 anos de um governo bem sucedido jogados na lata do lixo por causa dessa história. Porêm sinceramente não acho que Serra terá vida fácil no governo, o PIG pode traí-lo, assim como fez com Collor e acho até que ele corre o risco de não ser reeleito em 2014 por causa dos problemas políticos que ele terá que enfrentar no cargo
Se Serra ganhasse…ficaria inelegível antes do meio do mandato…mas isso não é problema para ele, afinal, o Jenio já tem o hábito de largar seus compromissos ou começar um novo desgoverno ou abandonar o barco…vc sabe? Pra uma melhor, entende…Não seria o primeiro presidente eleito com a ajuda da Globo = Pig, e depois ser deposto…isso já ocorreu lembram. O Jenio anda falando muito dele ultimamente…mas ele foi criado e eleito pela Globo, a emissora do Serra.
Discordo. As pessoas tem outros meios de informação além do PIG. O que eu tenho visto é justamente o contrário: o feitiço abortista se voltou contra o feiticeiro aborteiro.
Todo mundo está esperando uma resposta da sra. Mônica Serra sobre as declarações de suas ex-alunas. E convenhamos, caso fosse uma tremenda mentira ou factóide, o Serra candidato do “bem” já teria enchido a moça de processos por calúnia e difamação, coisa que não fez e nem irá fazer por que se fizer, vai rolar acareação e aí…
Oi Amorim
É certo que a nova classe média não pode ganhar a eleição sozinha prá Dilma, mas também o Partido Só Da Burguesia (PSDB)não pode ganhar sozinho e isso que me assusta… dado os golpes do PIG e as pesquisas eleitorais.
Jaqueline
Porto Alegre
Cá entre nós mestre você não tem perdão volta em 2014 senão não voto na Dima hein!Abraço querido mestre Lula o visionário do século!
O problema é que a nova classe média foi LULA que tirou da lama. E hoje cospe no prato que comeu. É ridículo isso no brasil. Bando de povo mal agradecido.
Eu acho que o brasileiro não está sendo muito inteligente e raciocinando com os motivos reais de se votar em Dilma. Azar. Quem irá sofrer as consequencias são estes que até há pouco tempo não tinha quase nenhum conforto e isto é muito claro nos supermercados, lojas, aeroportos, faculdades, etc etc…
Esperava mais do povão que melhorou tanto sua qualidade de vida com o governo Lula, como dizem só damos valor naquilo que perdemos. Vão na onda das intrigas e depois vão chorar para ao bispo as mazelas que estão por vir. O Lula deveria ser mais reconhecido o grande Presidente que foi. Se o pessoal do PSDB tivesse feito a METADE do que o Lula fez seria cantado em verso e prosa pelo Brasil todo. Na verdade os estrangeiros já exergaram o estadista que o Lula é há algum tempo, quanto a nós brasileiros ainda estamos cegos.
Desculpem a minha desinformação, mas alguém poderia me explicar o que vem a ser e como funcionaria essa “ley de medios”?
Ley de Medios foi a regulação argentina para o setor da mídia, criando responsabilidade pelas informações e posicionamentos que os jornais e veículos de comunicação de massa vierem a tomar.
Coisa que no Brasil é errôneamente chamada pelo PIG de “censura” e “lei da mordaça”. Pura hipocrisia.
Olá pessoal. Ontem o ex-prefeito de Feira de Santana ao pedir votos para Serra no aniversário do vereador Reinaldo Miranda (PMN) disse que caso Serra seja eleito será agraciado com um ministério. Já estão dividindo o que ainda não conquistaram. O governo federal.
Continuação:
Hoje,escuto de pessoas que mudaram o voto,principalmente devido aos boatos,falarem que “Lula é muito bom,mas Dilma foi uma má escolha do Presidente e que ela vai virar as costas para ele depois de eleita”,ou seja,foi uma grande campanha de desconstrução da imagem dela que surtiu efeito,principalmente porque a sua campanha demorou a reagir. Agora só resta fazer o que já está sendo feito,atacar o Serra para que os indecisos não migrem para ele e assim Dilma consiga manter essa pequena vantagem que ela tem sobre ele até o dia 31.
Como ministra da Casa Civil tudo que os Ministérios fizeram estava sob a chefia de Dilma. O PAC, Bolsa-Família e outros programas de sucesso do governo Lula foram gerenciados por ela.
Isso é uma inverdade e uma incoerência, já que ela passou os últimos anos mergulhada nesses projetos, não há por que jogá-los fora.
Novamente Lula espanca FHC.
http://ilustrebob.com.br/2010/10/lula-vs-fhc-2/
Infelizmente concorldo com vc PH.
O 4º poder se impos.
Vamos ver se 50% + 1 vota na evolução e são progressistas.
Ou vamos ser eternamente colonizados.
Pena que a sociedade é tão reacionária.
E o TSE se limita a fazer propaganda sobre a credibilidade e inviolabilidade da Urna Eletrônica.
Só.
Será que a Dra Cureau se interessa por alguns “crimes” básicos cometidos durante esta campanha, e que estão estampados na Imprensa todos os dia.
Confesso que acredito tanto nessa Urna Eletrônica, quanto em Loterias.
Acredito que seja importante o PT ficar atento.
O PIG se encarrega diáriamente de diminuir a diferença entre os dois, e a “Urna” ganha as manchetes.
PHA,
Concordo com grau, número e gênero do que foi exposto, tanto do artigo sobre classe média, também dos seus argumentos, PHA e, logicamente, do imagem ddo “cara”.
Porém, como explicar a popularidade e/ou a avaliação recorde de 81% do Lula ???? EXPLIQUE POR FAVOR !!!
É mais fácil ao povo reconhecer que o governo atual melhorou sua vida do que entender que para essa política ter uma continuidade é necessário votar na candidata do governo. Isso a campanha da Dilma tinha que deixar claro, ou seja, mostrar à exaustão que Serra é da oposição, é anti-Lula, é o candidato que vende as estatais, o patrimônio público, é o candidato que fez parte do governo FHC, da estagnação e do desemprego e da corrupção da privataria. Serra ilude o povo como se pretendesse dar continuidade ao governo Lula e como se tivesse sido um bom ministro da saude. A campanha de Dilma tem que mostrar que isso é mentira.
Eu penso que a cúpula coordenadena a campanha da Dilma está na folha de pagamento do PSDB e do “Zé Pedágio”.
Quem é que de dia é Maria e de noite é João>>.
PHA,
Sabemos, o Lula é o cara, mas não podemos deixar de mencionar que o Zé Baixaria é o mil caras. No que tange o PIG, eu não assino mais nada, tampouco assisto Globo e Band, além de falar para todos os amigos, a ação criminosa que o PIG vem cometendo nessas eleições, é crime de lesa-pátria.
PHA, mas uma vez parabéns!!!
É interessante, a poucos dias comentava entre amigos no trabalho que a classe que mais cresceu no governo Lula, infelizmente poderá ser a mesma que o arrastará à derrota e consequentemente será a mais prejudicada, mas não tinha enxergado que foram talvez os mais manipulados pelo PIG. Obrigada por me ter aberto este canal de pensamento.
O PIG é o tirano. Leiam o discurso A servidao voluntaria. wwwculturabrasil.pro.br/boetie.
Estou lendo no portal da Folha: STE suspende inserções de Dilma por serem consideradas ofensivas ao Serra.Supremo suspende panfleto da CUT em favor da Dilma.Ai está , o lado que o TSE já escolheu. O pregrama do funesto não onfende e os panfletos tb. são lageias,né.TSE:dois pesos ,duas medidas.Vergonha.
A Blámarina já fez a escolha dela.Diz que vai voltar para o Senado, uma cadeira que não lhe pertence mais pois foi ganha qd. ela era do PT.Depois vai continuar desfilando o modelito verde e ser a maior garota propaganda de uma empresa perfumista do país.Como diz o Plinio virou mesmo uma eco-capitalista, mas vai ter que ter vergonha na cara e devolver a cadeira do Senao ao PT.
Se Tiririca ganhou, O Vesgo do Panico, tambem pode ganhar. Se o Vesgo pode , então até o Serra tambem pode ganhar !!!!!
Dentro do bonequinho russo do Serra, tem um Ali Kamel. A Dilma bem que poderia reproduzir em rede nacional.
O Serra é um laranja do PiG. É o candidato feito pelo PiG, para o PiG. É o candidato do trampo do terreno. É o candidato que será usado pelo PiG até o PiG parar de sangrar, até o PiG equilibrar as contas. Depois disso, o PiG dá o golpe e assume o poder, como em 64. O que seria dos militares em 64 se não fosse o PiG? Nada.
A presidenta Kirchner fez uma Ley de Medios. Enquadrou o PiG, porque era ela ou o PiG. E o PiG lá esmoreceu, passou a respeitar a presidenta. Ela chegou no ouvido da Globo e disse: essa tua concessão pertence ao povo argentino, que me elegeu; ou tu entra na linha, ou eu casso essa porra. Coisa que o Lula deveria ter feito, mas ficou com medo.
Não mudo uma vírgula do que vc expôs PHA. Acrescento que essa coordenação da campanha da Dilma está errada…com o tal de “Dilminha, paz e amor” ela vai entregar melancolicamente a presidência para o santarrão. Onde está o Ciro que deixou o Tasso “tenho jatinho por que posso” fazer aquela lambança com o padre e não saiu a campo para defenestrar o senador dentro do seu reduto (dele, Ciro)? Onde está o Lula que não foi a nenhum debate dar um apoio à candidata (só de ver o Lula entre os acessores da Dilma, o santarrão se borraria de medo, lembrando os 39 a 61%!!!). Além disso, com a onda de boatos, calúnias e difamações, caberia até a convocação de uma rede nacional de tv e rádio para chamar os órgãos de imprensa às falas).
A gráfica que imprimia os jornais pertence à irmã do coordenador de infraestrutura da campanha de José Serra (PSDB), Sérgio Kobayashi.
Arlety Satiko Kobayashi é dona de 50% da Editora Gráfica Pana Ltda, localizada no Cambuci, na capital paulista.
materia completa;
http://www1.folha.uol.com.br/poder/816036-grafica-de-tucana-fez-panfletos-anti-dilma.shtml
O PT não vai Fazer nada?????
Prezado PHA, equipe e navegantes:
Gostei do texto e em especial de duas linhas: Não fosse o PiG (*), ele (e o FHC) não passavam de Resende. Mas, sem uma Ley de Medios, o Serra quase chegou a Barra Mansa. PHA além de ordinário é irônico. Parabéns. O PIG não mostra o Lula e nem os projetos que deram certos nos últimos oito anos. A campanha petista precisa mostrar a nova classe média que sua ascensão se deve ao projeto do governo Lula e que continuará com o governo de Dilma.
Pela primeira vez, discordo do bloguista. O PIG é muito mais PIG em época de eleição e não retirou o crescimento econômico da pauta durante os 8 anos do governo Lula. Explíca-se: o PIG se alimenta do crescimento econômico, pois a carteira de publicidade privada é muito maior que a pública. O PIG retratou de forma satisfatória algumas conquistas sociais do governo, não dá pra negar. O problema é o partido que tomou nestas eleições.
De fato, o governo Lula descuidou da mídia, tinha que fortalecer veículos como Record/Band e, infelizmente, fazer assinaturas e anúncios significativos de revistas/jornais, que podiam ser a Folha e a Isto é, além da Carta Capital, de forma que a funcionarem de contrapeso à Veja, Estado etc. Foi um erro.
concordo com a sua NAVALHA PHA!só faltou incluir o PIG,q foi quem criou essa cínica”onda verde”!
Olhai, o pessoal da cordialidade conservadora escondendo o Lula. Bota ele nos programas pessoal. Não é hora dessa tal cordialidade: é hora de ir para as cabeças. Temos “n” provas e zilhões de indícios sobre as baixarias dos demotucanos – Serrágio em particular – e fica-se nas perorações! Vcs querem perder as eleições?
Cuidado com a classe média, eles continuam votando na direita teleguiados pelo PIG.
A classe média (tradicional) está mais interessada em comprar um carro importado cheio de firulas do que construir um país.
O jovem de classe média é mais reacionário do que os seus progenitores, não contem com esse voto.
O eleitorado de Lula e Dilma é o povão, sempre foi e sempre será.
É o que estou dizendo sempre.
Apesar do PIG ter jogado areia nos olhos dos que mais se beneficiaram dos avanços do Governo Lula/Dilma, nós, os eleitores,
temos que fazer o trabalho de ‘formiguinha’ e limpar os olhos deste pessoal.
Como: Conversando/convencendo cada uma das pesoas à nossa volta, no
relacionamento cotidiano(posto de combustível, farmácia, padaria, açougue, lotérica, vizinos e principalmente parentes)de que o Zé
dos pedágios, representa o retrocesso e, corremos o risco da perda
dos direitos trabalhistas(flexibilização da folha de pagamento),
privatizações, rabo preso na justiça com 17 processos,etc..
Ainda há tempo e ,digo-lhes, que tenho feito isto.
É 13 e confirma em 31/10.
Assino integralmente o seu depoimento. Tenho feito a mesma coisa: não abro mão de um pedido de voto para a Dilma, com as devidas justificativas. E tenho alcançado sucesso. Há mta gente insegura e indecisa. Todos devemos colaborar, afinal é o futuro do nosso país em jogo.
Concordo com você PHA, pois quem não conhece a imprensa Brasileira (PIG) acharia que o povo do Brasil era ingrato, mal agradecido.
A questão não é esta.
A questão é bem outra.
Como é que uma elite de 20 milhões de “mais iguais” pode ter mais votos que 180 milhões dos “menos iguais”.
Se o Serra ganhar vai ser na base da FRAUDE.
Não dúvida quanto a isto.
esqueci de postar o link engraçado do MAno Brown..sobre o Serra..um resumo hilário..
http://www.youtube.com/watch?v=tToIwypB3NQ
É Paulo Henrique como eu disse em um comentário a semana passada, mal ascenderam socialmente e já estão pensando como elite, esqueceram de onde vieram, mal sabem o que acontecerá com eles caso J. Serra ganhe o pleito, é temeroso.
Mas terão 4 anos para se arrepender e menos de 1 para descer na casta social.
Lula tem que aparecer na tv todos os dias!
Ele tem que falar desses ganhos da Classe C (e de todas as Classes) todos os dias!
Meu Deus, onde está Lula?
Caro PHA,
Muito bom o artigo de Luis Nassif,porem muito mehor,
EXCELENTE é o teu complemento!! Perfeito!!
Quando será que a candidata, nossa candidata, Dilma
vai contra atacar para valer? Antes do Natal , do Ano
Novo ou durante o carnaval de 2011??? Aguardamos…
JMT
PHA, tudo isso é a mais pura realidade. Infelizmente somente em um Pais como o Brasil que se fiz democrático 70% da imprensa esta na mãos de uma família. Que democracia é esta??? Mas em pouco tempo outras redes de TV como a Record terão mais espaço e vão passar a ditar as regras sobre a Rede Bobo.
Analises perfeitas, como sempre. Eis a resposta. O tema aborto nao foi o responsavel pelo segundo turno… ele foi Consequencia do real problema que levou a eleicao ao segundo turno: a manipulacao da midia sem qq regulação. Mente, difama, publica o que quer ( e nao o que deveria publicar) ou seja: a midia no brasil so está a serviço, como voce mesmo diz, a umas 4 ou 5 familias. Nao e um orgao de informacao. É um orgao de informacao seletiva direcionada. Esse foi o verdadeiro motivo de a eleição ter ido ao segundo turno. perfeita como sempre as tuas análises!
Não consigo acrescentar nada ao que já foi dito. Concordo com Nassif e você, PHA.
LULA/DILMA deixaram as ervas daninhas lançarem suas raízes por todos os lados, e quando viram, elas já haviam tomado todo o jardim, encobrindo todas as belas espécimes que ali foram plantadas durante estes quase oito anos.
Tinham que ter cortado desde o começo.
Que isto sirva de lição no governo de DILMA.
Um show de relatos! Um show de comentários!
Paulo Henrique Amorim é o cara, gosto muito desse cara…!
…para permanecer no poder, ou mente-se ao povo descaradamente com a maquina do Pig, lavagem cerebral do dia a dia, o caso do SErra/FHC, ou se pulverizam os meios de comunicação e se espalha a verdade e a politização.
Ou seremos refém dos damagogos dos Serras com o braço do Pigs governando para interesses particulares esquecendo do povo.
Dilma lá..e nós aqui !
Os “jornalistas brasileiros” deveriam ler esse seu artigo para aprender duas coisas, primeiro, o que é um texto JORNALÍSTICO, segundo, a não praticarem prostituição intelectual.
Parabéns P.H.
Como escreveu um internauta em outro blog:
O Serra, como sempre, já deu a dica do que virá por aí…
Dirá que a Dilma é “anti-paulista”… já é bom preparar agenda pra mais esse absurdo (já não bastasse mexer com religião, aborto etc, agora separatismo)… e lembrar das sabotagens que o Serra fez contra o Governo Federal, principalmente, da crise do início do ano passado (da marolinha)…
PHA, seu título é o que penso e tento convencer às pessoas…
Não basta mostrar no programa que tirou 30 milhões da pobreza… tem que mostrar que a classe média também foi favorecida..
CUSTA lembrar que nunca se vendeu tanto carro, se viajou tanto para o estrangeiro, nunca se comprou tanta TV, pc, microondas…. nunca se foi tanto a petshoppings…. os salários estão valorizados… nunca se comprou tanto apto…
pq não mostra isso pra CLASSE MÉDIA????
http://www1.folha.uol.com.br/poder/816036-grafica-de-tucana-fez-panfletos-anti-dilma.shtml
vejaaaaaaaa paulo henrique escândalooooooooo
É . . .
Também estou achando que a eleição de Dilma está escapulindo das mão do Lula.
Não está não! Vamos ganhar e a diferença vai ser surpreendente.
Antigamente o Silvio Santos tinha em seu programa A Semana Do Presidente.
Agora o Ratinho tem o dia do Malafaia.
Eu para ver o presidente só no programa da Dilma.
Os caras estão com as burras cheias e nem sabem que foi Lula o responsável por isso.
FHC ESTÁ ACERTANDO A VENDA DO BRASIL EM FOZ DO IGUAÇU
http://brasilmobilizado.blogspot.com/2010/10/desafio-qualquer-tucano-ou-aliado.html
Se a Globo não mostra o Lula, e não mostra mesmo, vamos procurar alternativas outras. Teremos que ter mais Lula no programa eleitoral e nos outros canais, embora saibamos da audiência menor. Por falar em aparecer na TV, por onde anda o Ciro que dizem estar na coordenação da campanha? Porque ele não aparece na TV mostrando o que sabe sobre Serra e apoiando Dilma? Falta pouco pra encerrar. Tá passando da hora de todos aparecerem mais.
http://easonfn.wordpress.com
É isso mesmo, cadê você seu CIRO,?! pra detonar com esses bandidos do jose171, a globosta,rede bandepodre.
PH E EDITORES DO CONVERSA…
Vejam isso, por favor:
http://redecastorphoto.blogspot.com/2010/10/fhc-esta-acertando-venda-do-brasil-em.html
A candidatura de Serra está jogando sujo e imprimindo panfletos em todos os cantos da país para caluniar a campanha de Dilma. Depois que a Polícia Federal apreendeu panfletos na Editora Gráfica Pana Ltda, localizada no Cambuci, na capital paulista, descobriu-se que a proprietária da gráfica Arlety Kobayashi, era irmã de Sérgio Kobayashi, coordenador de infra-estrutura da campanha de José Serra (PSDB).
Mas, o buraco ainda é mais embaixo. No mercado, a informação corrente é de que Sérgio é o verdadeiro dono da gráfica. Veja:
http://www.revistaforum.com.br/blog/
Video auto-explicativo sobre esta classe sem identidade, a classe media:
http://www.youtube.com/watch?v=370pIChx7DI&feature=related
Pelo que entendi, essa Ley de Medios poderá determinar o que a imprensa deve publicar e o que não pode.
Não. Continuarão publicando o que quiser, apenas terão que responder efetivamente pelo que publicarem. O direito à livre expressão não significa que podem caluniar, difamar e manipular você, acho que até você concorda com isso.
Então a tal lei muda o quê?
No Jornal Nacional de sábado só imagem do cândido Serra assistindo a missa em Canindé. Nem uma palavra sobre a panfletagem sórdida de uma cerimonia religiosa que foi o que o Serra e o coronel Tasso fizeram.
E não estão olhando para essa realidade aqui, também. Tem uma campanha difamatória nesse segmento e não se vê Dilma a falar. Falou no último debate, mas neste fizeram ela descer do púlpito e engessaram-na. Continuam ignorando este segmento e deixando Dilma não ser ela mesma.
http://vocacaosoberana.blogspot.com/2009/04/projecao-brasil-19-de-evangelicos-em.html
No meu navegador Google Chrome Canary Build o site fica sem a formatação que vejo em outros navegadores…
Aperte F5.
Alo Alo TSE, PF, OAB IMPUGNAÇÃO JÁ!
Irmã do coordenador de campanha de Serra é dona da gráfica que imprimiu panfletos contra Dilma, diz jornal
http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/grafica-ligada-ao-psdb-imprimiu-panfletos-contra-dilma-diz-jornal-20101018.html
URGENTISSIMO, a traição em andamento. http://redecastorphoto.blogspot.com/2010/10/fhc-esta-acertando-venda-do-brasil-em.html