Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 05 / 27 / 6,6 milhões no Enem. Cresceu 12%. Chora, Cerra !

6,6 milhões no Enem. Cresceu 12%. Chora, Cerra !

Governador (?) Cerra impediu que universidades estaduais paulistas aceitassem o Enem
publicado 27/05/2013
Comments

 

Saiu no Portal do MEC:



Últimas horas de inscrição têm procura intensa, com 6,6 milhões de candidatos




O último dia de prazo tem sido marcado por um ritmo forte de inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em menos de cinco horas, mais de 250 mil candidatos acessaram o sistema, elevando o total geral para 6.600.403 inscritos até as 16h desta segunda-feira, 27. Às 11h20, havia registro de 6.342.250 candidatos.



Pela manhã já estava superado o número de inscritos confirmados em 2012, que eram 5.791.290 candidatos. Este foi o número de pessoas aptas a fazer as provas, após o encerramento do prazo para pagamento. O total geral de inscritos de 2012, que foi de 6.495.000 candidatos, também já foi superado.



Os três estados com maior número de inscrições até as 16h eram São Paulo, com 1.030.658; Minas Gerais, com 731.901, e Bahia, com 482.799 candidatos.



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, informou que o sistema está fazendo uma média de 700 inscrições por minuto, número dentro do esperado para o último dia. De acordo com fontes da autarquia, é mais provável que eventuais problemas de lentidão ou travamento sejam causados pelo provedor utilizado pelo candidato. A infraestrutura da rede do MEC está funcionando normalmente. A recomendação é que os candidatos insistam, caso ocorram problemas.



A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até quarta-feira, 29, pelos candidatos não isentos. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.



As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.



O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.



O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.



As inscrições e demais informações sobre o exame estão na página do Enem na internet.


Assessoria de Comunicação Social



Em tempo: o Enem é a banda larga para o pobre entrar na Universidade. Por isso, a Big House e seus braços no PiG (*) e no PSDB o boicotam furiosamente. Onde já se viu a filha da cozinheira - agora com CLT ... -  ir estudar na Sorbonne ? Onde é que nós estamos ? - PHA

Em tempo2: paulistas são os estudantes que mais usam o Enem... - PHA

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.