Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2010 / 11 / 16 / Depoimentos emocionantes sobre a ascensão à classe média

Depoimentos emocionantes sobre a ascensão à classe média

O Conversa Afiada reproduz comentários de amigos navegantes.
publicado 16/11/2010
Comments


O Conversa Afiada reproduz comentários de amigos navegantes sobre o post “A classe “C” não quer ser a classe “A”, mas quer ser ela mesma, como o vizinho que deu certo”.

São depoimentos emocionantes que falam dessa intensa mobilidade vertical que o Governo Lula promoveu.

Lula é o pai da classe “C”.


Paulo Henrique Amorim (e a colaboração de amigos navegantes) :


kitto

Moro em Conceição do Coité. Cidade do interior da Bahia. Aqui moram cerca de 80 mil pessoas ou pouco abaixo disso. Moro em um bairro que antes de Lula se eleger tinha uma mercearia, uma sorveteria, duas frutarias, uma oficina de veículos. Bem, depois que Lula se elegeu, com os novos programas de Governo, aumentos salariais, entre outros benefícios, fez aumentar o consumo e consequentemente aumentou o número de empregos. hoje o comércio do bairro duplicou !!! Nínguém precisa ir até ao centro da cidade para comprar alimento ou fazer uma manutenção no carro ou moto.

Sem dúvida o governo Lula melhorou a vida de todos Brasileiros direta e indiretamente ! Espero que Dilma continue com esse desenvolvimento.


Flavia

PHA, moro em Maceió há 1 ano e meio e, antes disso, vinha passar todas as minhas férias aqui. Nas últimas férias, vim, no avião, ao lado de uma linda família de São Paulo: uma vendedora ambulante, sua irmã empregada doméstica, e seu filho, de 15 anos, que estava vindo conhecer a avó, no interior de Alagoas. Há 16 anos essas irmãs não viam a mãe!! Conversamos muito e confesso que, nos 21 anos de viagens de férias BH/Maceió, esta foi a vez que desci do avião me sentindo mais feliz por ser brasileira! Vc precisava ver a emoção dessa família no desembarque e o semblante da mãe ao encontrar suas filhas e conhecer seu neto adolescente!!! Nunca vou esquecer!!

Ainda me pergunto o porque da elite não aceitar essas situações. O que é mesmo que gera tanto incômodo?? Porque precisamos de pessoas sofridas quando tudo o que queremos para nós é sermos felizes?? De uma coisa não tenho dúvidas: Tinha anjos naquele avião e ainda me sinto emocionada ao ver aquela felicidade abençoada!!! Que Deus proteja o Lula que nos proporcionou, para sempre, possibilidades como essa!!


Ana Emília

Flávia, chorei ao ler o que você escreveu.

E também já escrevi isso aqui: Por quê há tantas pessoas que se incomodam quando vêem outros melhorando de vida?

Eu fico é contente, contente demais!!! As pessoas com trabalho fixo, estudando, se divertindo.

Graças a Deus temos Lula e Dilma, e sempre peço pra Ele iluminar o caminho dos nossos governantes.

O Brasil tá melhorando e, não vai ter urubu nenhum do mundo que impeça este avanço.


selma

“Eles nao querem ser ninguem”. a melhor parte foi esta. Nós, da classe c e d, já somos, de nascença. O que mudou foi o poder aquisitivo e isso nao mexe no que somos so no que passamos a ter. Somos felizes, alegres e o que é pior, somos livres para levar todo este ser, para qualquer lugar. A bagagem da classe a, para a grande maioria, é bem pesada. Será que é porque compram tudo que ve?


FATIMA

O Samuel Klein já tinha “adivinhado” isso há muito tempo. E os “Mamonas Assassinas”, também: “Qunata gente, quanta alegria, a minha felicidade é um crediário das Casas Bahia. É claro que todos querem mais que o feijão e o arroz: um sofá, uma mesa e 6 cadeiras; a geladeira, a tv, o computador…….O churrasco de domingo no “Fundo de Quintal”, o “frito” e o picolé na praia. E SP pensando que a vida é a Daslu!


Luana

Paulo Henrique, tá um horror para achar passagem para a Bahia, seja ônibus, seja avião. A TAM está em lista de espera para ir para o carnaval em Porto, que será em março ainda. Li num jornal que os hotéis em Salvador já estão com setenta por cento das vagas para o carnaval ocupadas. Se por um lado é bom, por outro, apenas duas empresas operando para o sul da Bahia, ou melhor Costa do Cacau e Costa do Descobrimento, parece que precisamos comprar passagem com bastante antecedência, do contrário, fica caríssimo.

Os ônibus também estão difíceis, liguei na sexta-feira para saber o preço de um leito que sai de SP às 14 e sai do Rio às 20.30, a garota tinha me dado 43 assentos, hoje não achei nada, lá na rodoviária. Me ferrei numa passagem mais cara com a Tam. Tá uma chatice.


reinaldo carletti

mas não é so a nestle, temos a danone, a unilever, todas as industrias de alimentacão que viram o seus faturamentos subirem exponencialmente, depois que se voltaram para o nordeste brasileiro!

reinaldo carletti


Rodrigo Moraes

Contribuindo para a ampliação das flamas preconceituosas da FAlha de S. Paulo, sugiro a leitura do colonista (***) Luiz Felipe Pondé, considerado filósofo pela empresa que publica suas colunas na tão enfastiante segunda-feira (tenho a mesma síndrome do Garfield).

Para adiantar, o intelectual (risos, muitos risos!) afirma que se sente incomodado com os saguões dos aeroportos que passaram a comportar “classes sociais recém-chegadas a aeroportos, com sua alegria de praças de alimentação. Viajar, hoje em dia, é quase sempre como ser obrigado a frequentar um churrasco na laje” (PONDÉ, 2010).

Não critico o lunático-professor pelos seus preconceitos de classe. Considero sua escrita risível, naïf. Contrariamente, acho revelador a FAlha de S. Paulo reproduzir esse e tantos outros textos com viés elitista.

Mais um ganho do governo Lula: incomodar a classe média!

Com alegria, despeço-me.


Nelson Marisco

Prezado PH

Aqui em Maceió-AL, o Serra, também, ganhou no segundo turno.

E sabe o que se comenta por aqui é que o Lula tinha instituido o bolça vagabundagem e faz filho, e que a Dilma irá ampliar isso…

Com isso está ficando mais dificil conseguir “escravos” para a lavoura do interior e domésticas à R$ 300,00 mês, com direito a algumas horas de prazer!!!

Como você diz ” que horor!!!” até nas alagoas a escravidão está ficando mais difícil…esse Lula e essa Dilma…


JOSE PAULINO

Muito interessante a análise do professor.

Também sou do Rio Grande do Norte, voto numa cidade pequena do interiror do RN chamada Barcelona, cidade cuja população massivamente recebe a “bolsa vagabundagem” (palavras da grande estadista chileno-brasileira Mônica Serra) e contrariando o que a “grande mídia” divulgou, lá o Serra venceu a Dilma. Portanto, essa conversa de que a Dilma foi eleita com o voto dos pobres, ignorantes do Nordeste é mentirosa, irresponsável, CRIMINOSA. Está aí o resultado: alguma pessoas que se consideram de “classes superiores” (ex. Mayara Petruso) estão travando verdadeira batalha xenofóbica contra o nordeste.

OBS.: Eu votei na Dilma, no entanto não recebo “Bolsa vagabundagem”; sou formado, recebo um salário que certamente apenas uma pequena parcela das pessoas que pertencentem à “classe superior” recebem, detalhe por merecimento – conquistei essa vaga através de concurso público, concurso esse aberto na gestão de um certo “presidente analfabeto”. Votei na Dilma porque sou inteligente e “sou do bem”.