Siemens sabia que ia ganhar antes de ganhar
Saiu no Estadão, em comatoso estado:
Siemens sabia que teria contrato antes mesmo da licitação
E-mails trocados por executivos da empresa sugerem acerto prévio para pacote de reforma de trens da CPTM no 2º mandato de Alckmin
Bruno Ribeiro e Marcelo Godoy, de O Estado de S. Paulo
Mensagens trocadas entre executivos da Siemens mostram que eles já sabiam que seriam contratados para um pacote de reformas de trens metropolitanos antes mesmo de o governo paulista lançar os editais de licitação para o serviço. O episódio ocorreu entre 2004 e 2005, durante o segundo mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Os e-mails sobre os contratos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o programa de reforma, batizado de Boa Viagem, constam da documentação em posse do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre o cartel que atuou no setor ferroviário paulista desde os anos 1990.
Em 24 de novembro de 2004, o executivo Marco Vinícios Barbi Missawa afirma a Dirk Schoenberguer, da Siemens alemã, que a CPTM teria "por objetivo principal dar o pacote completo (da licitação para o programa Boa Viagem) para quatro fornecedores grandes (Alstom, Siemens, Bombardier e ADTrans)".
Não deixe de ler "Lula leva o trensalão para o palanque de 2014".
E "a defesa de Cerra - de que ele vive ? - não cola ".