video

Você está aqui: Página Inicial / video / 2011 / 08 / 23 / Vídeo: Movimento da Legalidade completa 50 anos

Vídeo: Movimento da Legalidade completa 50 anos

Saiu no Tijolaço, de Brizola Neto: Legalidade, 50 anos. Espero você amanhã.
publicado 23/08/2011
Comments

Saiu no Tijolaço, de Brizola Neto:

Legalidade, 50 anos. Espero você amanhã


Coloco aí em cima o vídeo com a programação que se realizará, no Rio Grande do Sul, marcando a passagem dos 50 anos do Movimento da Legalidade.


Escondido pela ditadura, esquecido pelos que têm a pretensão de achar que com eles é que nasceram as lutas seculares do povo brasileiro, este é um acontecimento está gravado para sempre na história brasileira.


O Movimento pela Legalidade, quando a centelha partida do Rio Grande do Sul ergueu a voz e a vontade dos brasileiros contra um golpe militar, é  - ainda hoje e para sempre – um momento de glória, coragem e dignidade.


E ainda um desconhecido.


Para lembrá-lo – e a Leonel Brizola, que o liderou  -, nós vamos celebrar seus 50 anos também aqui no Rio, que enfrentou a onda repressiva com que Carlos Lacerda tentou abafar o eco do grito libertário que vinha do Sul..


Celebrar como merece ser celebrada a luta pela liberdade, que faz jovens todos que por ela combatem.


Com alegria, encontros, reencontros, música, conversa e até – porque não? – um ou outro discurso.


Vamos nos reunir, porque precisamos estar unidos. E também porque é alegre e rica a experiência de trocar e somar pensamentos e vontades.


Amanhã, na nossa Lapa, ali no Bar Mofo (na Rua Mem de Sá, 94, ao lado do Bar Capela), vamos ter a bela música do Grupo Semente, documentários e a oportunidade de estarmos juntos, sentindo e pensando o Brasil que levou, há 50 anos, tanta gente a oferecer a própria vida em defesa das liberdades.


Espero por todos que puderem dar um pulo lá.