Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 09 / 29 / Miro: blogs atormentam Gilmar (Mentes ou Dantas ?)

Miro: blogs atormentam Gilmar (Mentes ou Dantas ?)

Quem são os "blogs ligados a determinados réus" ? Vale um processo ?
publicado 29/09/2013
Comments

O Conversa Afiada reproduz artigo afiado de Miro Borges, presidente de instituição – o Barão de Itararé -, que se dedica a desmascarar o partidarismo do PiG (**), hoje impiedosamente desmoralizado pelo Janio.


Blogs atormentam Gilmar Mendes



Por Altamiro Borges

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ter pesadelos diários com os chamados blogs progressistas – também rotulados por seu fiel amigo, José Serra, de “blogs sujos”. Ele já ingressou com processos contra blogueiros e jornalistas independentes e também tentou asfixiar financeiramente as páginas na internet que o criticam. Nesta semana, em matéria no sítio da revista Veja, ele voltou a explicitar o seu trauma.

Diante das críticas do ministro Celso de Mello ao assédio que sofreu da velha mídia por ocasião do seu voto favorável aos embargos infringentes, o truculento Gilmar Mendes se fez de vítima: “Muitos ministros ficaram sob um ataque fortíssimo de blogs e de órgãos da mídia que são vinculados a determinados réus. E nem por isso ninguém tem reclamado”. Ele e outro ministro do STF, Marco Aurélio Mello, também defenderam a cobertura da “grande imprensa” no midiático julgamento do chamado “mensalão do PT”.

Depois do ex-senador Demóstenes Torres, que foi chamado de “mosqueteiro da ética” pela Veja, o ministro Gilmar Mendes é hoje um dos principais ícones da mídia tradicional. Tudo o que ela fala é destaque nas revistonas, jornalões e emissoras de tevê. Até suas bravatas e besteiras! Quem patrocinou “ataque fortíssimo” no julgamento do STF foi exatamente a mídia monopolizada e manipuladora – que julgou, condenou e executou sumariamente os réus do “mensalão”. Gilmar Mendes sabe disto, mas se finge de inocente!

Ele teme as criticas na internet – na qual já foi batizado de “Gilmar Mentes” e “Gilmar Dantas”. Sabe que os “blogs sujos” fazem o contraponto às distorções do Partido da Imprensa Golpista (PIG). Mas o truculento ministro não tem como barrar os avanços no setor. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta semana, 83 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais, declararam ter acessado a rede mundial de computadores no ano passado, o que corresponde a 49,2% da população nesta faixa de idade.

Na comparação com 2011, quando 77,7 milhões de brasileiros acessaram a internet, o crescimento foi de 6,8%. E o aumento do número de internautas se deu principalmente entre os mais jovens. Segundo reportagem da Agência Brasil, “no grupo de 15 a 17 anos, a proporção chega a 76,7%. Entre os que têm 50 anos ou mais, 20,5% acessam a internet”. Estes números devem atazanar os sonhos do ministro Gilmar Mendes. Se dependesse dele, a internet nem teria sido inventada ou seria censurada. Ela dá muitos pesadelos!



(*) Clique aqui para ver como notável colonista da Globo Overseas Investment BV se referiu a Ele. E aqui para ver como outra notável colonista da GloboNews e da CBN se referia a Ele. O Ataulfo Merval de Paiva (***) preferiu inovar. Cansado do antigo apelido, o imortal colonista (****) decidiu chamá-lo de Gilmar Mentes. Esse Ataulfo é um jenio. O Luiz Fucks que o diga.

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista
.

(***) Ataulfo de Paiva foi o mais medíocre – até certa altura – dos membros da Academia. A tal ponto que seu sucessor, o romancista José Lins do Rego quebrou a tradição e espinafrou o antecessor, no discurso de posse. Daí, Merval merecer aqui o epíteto honroso de “Ataulfo Merval de Paiva”, por seus notórios méritos jornalísticos,  estilísticos, e acadêmicos, em suma. Registre-se, em sua homenagem, que os filhos de Roberto Marinho perceberam isso e não o fizeram diretor de redação nem do Globo nem da TV Globo. Ofereceram-lhe à Academia. E ao Mino Carta, já que Merval é, provavelmente, o personagem principal de seu romance “O Brasil”.

(****) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (**) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.