Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 10 / 10 / NauFraga: não vai sobrar muito do BB e da Caixa

NauFraga: não vai sobrar muito do BB e da Caixa

Áudio é a prova: NauFraga é a verdadeira Neca Setúbal
publicado 10/10/2014
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz artigo da Rede Brasil Atual:


'Ministro' de Aécio, Armínio Fraga defende redução dos bancos públicos

Em áudio divulgado pela internet, o economista, que já havia dito que a valorização do salário mínimo 'atrapalha', diz que, em sua gestão, do BNDES, Banco do Brasil e Caixa não deverá 'sobrar muito'


São Paulo – Já 'nomeado' por antecipação ministro da Fazenda em um eventual governo de Aécio Neves (PSDB), Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, defende a redução do papel dos bancos públicos na economia brasileira. Em áudio divulgado pelo blog O Cafezinho, ele chega a dizer que não sabe bem "o que vai sobrar no final da linha, talvez não muito".


No trecho da apresentação, Armínio afirma que o modelo brasileiro – formado por "três grandes bancos públicos em atuação", BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal –, "não é um modelo favorável ao crescimento, ao desenvolvimento" do país.


"Sabemos, da nossa própria história e da história universal dos bancos públicos", justifica. Em um trecho adiante, Fraga afirma "Não estou advogando aqui fechar o BNDES", ressalta. "Mas não sei muito bem o que vai sobrar no final da linha, talvez não muito."


O autor do blog, Miguel do Rosário, escreve em seu post:


"É importante destacar que Fraga mente ao falar da 'história' do crescimento. Todos os países desenvolvidos cresceram com enormes investimentos públicos. E hoje, os países que mais crescem, são os que tem bancos públicos fortes, como China. E os bancos privados são justamente os principais responsáveis pelas periódicas crises financeiras que vêm drenando recursos do Estado para mãos de algumas instituições bancárias.


"A acusação de que os bancos públicos são capturados por interesses 'públicos e privados' é inconsequente, porque finge ignorar que o mesmo acontece, numa escala infinitamente superior, com os bancos privados.


Leia o post completo de Miguel do Rosário no blog O Cafezinho.


Ouça o áudio em que Armínio Fraga defende a redução dos bancos públicos: