PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2015 / 05 / 10 / Por que Merval barra Fachin ?

Por que Merval barra Fachin ?

Ele não desiste de nomear ministros do Supremo !​
publicado 10/05/2015
Comments

 

 

A campanha da Casa Grande contra a indicação de Luiz Fachin ao Supremo é uma das mais sórdidas que o Brasil pode testemunhar, desde o Dia do Fico.

Detritos mais sólidos e menos sólidos de maré baixa, sob a forma de bosta que rola, foram capazes de acusar o indicado de defender a poligamia.

Por acaso, mero acaso, um desses “articulistas” do detrito sólido merece a companhia do Ministro (sic) Gilmar, quando lança bostas que rolam sob a forma de livro impresso.

Outro que merece a companhia de supremos ministros em suas promoções editoriais – o que não evita fracasso exuberante de vendas - é o Ataulpho Merval (no ABC do C Af).

Por coincidência, por mera coincidência, Ataulpho tem sido implacável contra Fachin.

Ataulpho é daquele tipo que o Marcelo Freixo descreveu com propriedade: o PT fez essa gente sair do armário.

Ataulpho despiu-se de qualquer pretensão à análise isenta, imparcial, Republicana, que deveria caber a um articulista Imortal, que usufrui de diversos palcos – ou picadeiros, se se tratasse de um circo – a CBN, a GloboNews e o Globo.

Nesse domingo, ele tenta um salto mortal sem rede de proteção.

E se esborracha no chão da própria lógica.

Ele pretende que Fachin cometeu uma “infringência da lei”, porque advogou quando era Procurador no Estado do Paraná.

(Por falar em lei, não perca: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/05/08/valente-e-klouri-aplicam-surra-em-gilmar-na-justica/)

(O Ministro Barroso também era Procurador no Rio, advogava com raro brilho e isso não provocou um suspiro do Imortal Merval, quando Barroso foi nomeado para o Supremo.)

A última do Merval foi desencavar uma decisão do Supremo, de relatoria do Ministro (!) Gilmar – oh ! Essa vida é cheia de coincidências...: a proibição de procuradores exercerem a advocacia privada não é inconstitucional.

Não é inconstitucional …

Logo, segue a lógica merválica, ao conciliar as duas atividades, Fachin cometeu o que ele chama de uma “infringência da lei”.

Interessante …

Vamos ver o que disse a OAB nacional.

E a OAB do Paraná ?

http://www.oab.org.br/noticia/28380/oab-parana-emite-nota-tecnica-sobre-indicacao-de-fachin-ao-stf:

NOTA TÉCNICA – CONSELHO PLENO OAB PARANÁ


O Conselho Pleno da OAB Paraná, reunido nesta data, em razão dos questionamentos sobre o exercício da advocacia pelo advogado e Prof. Luiz Edson Fachin, indicado pela Presidência da República para ocupar vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), reafirma inexistir ilegalidade na sua atuação como advogado privado ao tempo em que exerceu o cargo de procurador do Estado do Paraná, vez que o exercício profissional da advocacia é regulado pela Lei Federal, conforme estabelecido no artigo 22, inciso XVI da Constituição Federal.

Reitera-se, portanto, que a sua nomeação ao cargo de Procurador do Estado gerou apenas impedimento ao exercício da advocacia contra o Estado do Paraná, nos termos do artigo 30, inciso I, da Lei 8.906/94.

Assim, a OAB Paraná, através do seu Conselho Pleno, entende como equivocadas as manifestações em sentido contrário, em especial por ser a OAB a única responsável pela análise da regularidade da atuação profissional dos advogados.

Curitiba, 8 de maio de 2015

Navalha

É possível que o Ataulpho Merval tenha desistido, provisoriamente, de ser indicado ou de indicar o Ministro que vai substituir Joaquim Barbosa – aquele que cobra dos cidadãos de Itajaí a bagatela de R$ 60 mil para uma palestra de sessenta minutos.

Mas, o Ataulpho não desiste de “desestabilizar”, já que saiu do armário, na acepção do Freixo.

Por que o Ataulpho resolveu detonar o Fachin?

E incitar os senadores – menos os da bancada do Paraná, que o apoiam, unanimemente ! - a torpedeá-lo, numa “análise política de sua nomeação”.

O Ataulpho também saiu do armário nesse aspecto: quer que o Republicanismo das indicações ao Supremo – aquele que instruiu FHC ao nomear o Gilmar… - que o Republicanismo vá às favas!

Por que essa fúria contra o Fachin?

O Conversa Afiada recolheu uma afiada e serena interpretação:

O Ataulpho, como diz você, tem medo porque o Fachin é jurista talhado, catedrático da Federal do Paraná, advogado garantista e progressista, com biografia sólida e, portanto, jamais cederá a pressões indevidas da mídia conservadora, aqui chamada de PiG.

Precisa desenhar, amigo navegante?

Quem seria o Espírito Santo de Orelha do Ataulpho?

O “relator” das teses do magistrado Ataulpho?

Seria um ministro que, por mais cinco anos, vai ficar em solitária minoria?

Pano rápido.

 




Paulo Henrique Amorim



Conteúdo relacionado
ABC do CAf