Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 04 / 15 / Não é terceirização ! É demissão, diz Vagner

Não é terceirização ! É demissão, diz Vagner

Trabalhador fecha a rua contra terceirização. Veta, Dilma, veta !
publicado 15/04/2015
Comments

 

Paulo Henrique Amorim conversou com Vagner Freitas, presidente da CUT, sobre os protestos realizados nesta quarta-feira (15) contra o PL 4330, que permite a terceirização.

Ouça a entrevista ou leia, na íntegra:



PHA - Vagner, onde você está nesse momento?

Vagner Freitas - Eu estou me deslocando de São Bernardo do Campo, na Anchieta, onde nós fizemos uma belíssima paralisação com os trabalhadores da Ford e da Mercedes. As montadoras paradas em protesto contra o projeto 4330. E estou indo agora para o centro de São Paulo, onde vou me juntar as manifestações.


O 4330 é o projeto de lei da terceirização, não é isso?
É o projeto de lei que permite a demissão de todos os trabalhadores brasileiros. Eles chamam de terceirização, mas o que eles querem, na realidade, é acabar com todos os direitos trabalhistas. É a reedição de quando eles tentaram mexer no artigo 618, da CLT, que o Fernando Henrique tentou em 2001 e a CUT não permitiu. É a reedição da Emenda 3, a Emenda Globo, em que eles queriam transformar todos os trabalhadores em PJ e a CUT não permitiu, com mobilização.

Agora eles mudaram de estratégia, e chamam de terceirização. Mas, na realidade, o que eles querem mesmo é demitir os trabalhadores, rasgar a CLT, acabar com férias e 13º salário, e contratar trabalhadores sem direitos e sem assistência sindical.



Como você acha que será a reação dos trabalhadores daqui para a frente? O que você sentiu entre os metalúrgicos das empresas automobilísticas?
O processo hoje é mais para esclarecer os trabalhadores do que significa a aprovação do projeto de lei 4330. Hoje, aproveitando o Conversa Afiada, para dizer claro aos trabalhadores que o projeto de lei 4330 significa a possibilidade enorme da demissão dele, da perda dos direitos, rasgar a CLT e acabar com a carteira assinada.

O trabalhador, de posse dessa informação, nós podemos chegar até a uma greve geral no Brasil contra o projeto 4330.



Ou seja, esclarecer que, na verdade, se trata de demissão ...

Demissão, Paulo Henrique. O que significa o 4330 é o seguinte: por que a Mercedes-Benz vai manter um metalúrgico que ganha, em média, R$ 4 mil por mês e custa para a empresa R$ 8 ou 9 mil, empregado, se ele pode demitir esse trabalhador, contratar uma retífica de fim de rua, para que a retífica faça o mesmo serviço que o metalúrgico da Mercedes faz? E a retífica pode trazer o trabalhador para pagar metade do salário que a Mercedes paga diretamente aos metalúrgicos, e com a metade dos benefícios.

Nenhum patrão vai ficar tendo custo com empregados se não tiver obrigação. Quando você permite que terceirize na atividades-fim da empresa dá nisso. A empresa vai demitir os trabalhadores para contratar outros, pagando mais barato.


Antes, o Conversa Afiada já havia publicado:

Trabalhador fecha a rua contra terceirização !

Veta, Dilma, veta !

 

 

Movimentos sindicais se uniram nesta quarta-feira (15) para protestar contra o PL 4330, que regulamenta as terceirizações.

Vagner Freitas, presidente da CUT, esteve no ABC paulista nesta manhã e mobilizou os metalúrgicos das montadoras automobilísticas. Os trabalhadores caminharam pela pista local da rodovia Anchieta, no sentido litoral, em São Bernardo do Campo.

"Nem na Ditaduta militar eles tiveram a ousadia de votar um PL como esse, que rasga a CLT e acaba com os direitos, como férias, 13º salário, descanso remunerado, e todas as conquistas que vocês obtiveram", discursou Vagner Freitas.

Rafael Marques, presidente dos Metalúrgicos do ABC, também participou do evento.

"Esse ano vai ser de resistência dos trabalhadores", afirmou.


João de Andrade Neto, editor do Conversa Afiada.


Leia também:

Câmara adia votação do projeto da terceirização para a próxima quarta-feira

 

Lula: impedir a terceirização é uma questão de honra

 

Vagner e a terceirização: PMDB foi o grande traidor!

 

Vagner: podemos chegar até a uma greve geral no Brasil contra o projeto 4330 (foto: Marize Muniz)