Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 01 / 27 / SISU: 48% se inscrevem por cotas

SISU: 48% se inscrevem por cotas

A filha da empregada vai ser médica e cuidar do netinho do Kamel...
publicado 27/01/2015
Comments


Segundo o jornal Globo Overseas, que militou contra as cotas:



... “balanço do MEC informa que 42,7% dos candidatos se inscreveram no Sisu por meio da Lei de Cotas, enquanto outros 5,4% efetuaram seus registros através de ações afirmativas promovidas pelas próprios instituições de ensino. A ampla concorrência responde por 51,9% das inscrições.A relação candidato por vaga pela lei de cotas, segundo os dados do governo, é maior que na ampla concorrência (27,99 contra 25,66).

De acordo com o secretário-executivo do ministério, Luiz Claudio Costa, as notas de corte das duas modalidades são muito próximas, o que consolida a maior qualificação inclusive para estudantes com perfil cotista:


- A diferença (nas notas entre cotistas e não cotistas) tem que existir. Esse é o princípio. Mas hoje é muito pequena, dentro do razoável. É para corrigir uma diferença que houve no passado com alguns segmentos da nossa população, mas ao mesmo tempo não pode ferir a qualidade. Em alguns casos, até quem faz opção pelas ações e cotas enfrenta concorrência mais acirrada que os da ampla concorrência.

Nesse Sisu, foram 2,8 milhões de inscrições na ampla concorrência (relação candidato de 25,6 por vaga), 2,3 milhões na Lei de Cotas (relação de 27,9 por vaga) e 294 mil nas ações afirmativas (relação de 23 por vaga).

A Lei de Cotas, aprovada em 2012, prevê a reserva progressiva de vagas universidades federais para candidatos segundo critérios raciais e sócio-econômicos até 2016, quando 50% delas deverão ser ocupadas por cotistas. Para este ano, o percentual mínimo previsto era de 37,5%.

Navalha

O filho do pedreiro vai ser engenheiro formado por universidade federal.

A filha da empregada vai ser médica.

Esse Lula ...

Que horror !

Em tempo: quantas universidades o Professor Fernando Henrique abriu, em oito anos ? Nenhuma !

 




Paulo Henrique Amorim