Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 02 / 17 / Capitalismo de características brasileiras – II

Capitalismo de características brasileiras – II

Quando os tucanos acordarem, o trem já partiu.
publicado 17/02/2014
Comments


A Cosan de Rubens Ometto, na valiosa companhia do BNDES, conseguiu desembrulhar o teia de ações judiciais que impedia assumir o controle da ALL, que tem 13 mil quilômetros de ferrovias, 1 000 locomotivas, 28 mil vagões e oito mil funcionários.

A Rumo Logistica, de Ometto, tem uma renda anual de R$ 700 milhões, e a ALL, 3,6 bilhões.

Continuam na empresa, com participação minoritária, os fundos TPG e Gavea, de Armínio Franga.

(Deve ser por isso que o Armínio Fraga, dono do Gávea, fala tão mal do Brasil, no Brasil e em Nova York. Porque ele ele está imerso no maravilhoso mundo dos grãos e da vitoriosa estrutura logística que a Dilma monta, passo a passo. Deve ser masoquismo intelectual. Ou mania...)

Quem vai mandar na empresa é o Rubinho Ometto, que construiu a maior produtora de etanol do mundo, a Cosan, comprou a Esso, a Shell, e com a Shell criou a Raízen, que este ano começa a produzir o etanol de segunda geração, a partir da palha e do bagaço da cana.

O Tribunal de Contas da União deu sinal verde à licitação do primeiro trecho da FICO, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que vai ligar Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT).

Segundo “modelo Dilma”, a estatal Valec comprará toda a capacidade de carga, e licita, no mercado, os direito do transporte.

A FICO ligará a Ferrovia Norte-Sul a Mato Grosso e vai a Vilhena, em Rondônia, a caminho dos portos do Peru.

Na direção do Sul, se ligará ao Rio e a Santos.

É a Transcontinental.

Ela vai correr ao lado da BR-163.

São a rodovia e a ferrovia da soja.

Apesar da resistência da Bláblárina, das ONGs em que se inspira, com a gloriosa participação do James Cameron e seu Avatar que contaminou o Ministério Público, a Norte Energia, que constrói a Usina de Belo Monte, acaba de fechar um contrato de R$ 1 bilhão para comprar equipamentos da barragem principal.

Belo Monte está 50% pronta e suas 24 turbinas vão produzir 4.600 MW de energia.

(Não produzirá mais, porque o Brasil foi constrangido a usar reservatórios menores, por causa dessa sinistra aliança política de Bláblás, ONGs americanas, Camerons e Procuradores da Republica. Clique aqui para ler “Teles Pires, os Verdes perdem e ganham”.

Clique aqui para ver como o Lula enfrentou os bagres que a Bláblá invocava para impedir a construção das usinas do rio Madeira.

Como se sabe, a Bláblá é a favor da energia do cuspe, porque ela é contra as alternativas. Todas elas.)

A Eletrobras, a Chesf e a Eletronorte, os fundos de pensão Petros, da Petrobras, e  Funcef, da Caixa, controlam a Norte Energia.

Trata-se, como se vê, de um capitalismo com características brasileiras.

Que dá um impulso ao Brasil que os neolibelês (*), os economistas de banco e a Oposição não alcançam.

Quando acordarem será tarde.


Paulo Henrique Amorim


(*) “Neolibelê” é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a “Libelu” trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.




Conteúdo relacionado
Teles Pires: verdes perdem e ganham