Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 09 / 14 / Gilmar Mentes pressiona Celso de Mello

Gilmar Mentes pressiona Celso de Mello

Gilmar Mentes - alcunha criada pelo Ataulfo (*) - passou horas tentando convencer o decano a mudar de opinião.
publicado 14/09/2013
Comments

Saiu no Estadão:


‘Garantista’, Celso de Mello foi severo no julgamento do mensalão



Eduardo Bresciani e Felipe Recondo - O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - O autor do último voto dessa fase do julgamento do mensalão é um ministro que defende o amplo direito de defesa, mas foi dos mais severos julgadores dos réus do processo. Há 24 anos no Supremo Tribunal Federal e há pouco mais de seis no posto de decano - o mais antigo integrante da Corte - Celso de Mello já desempenha o papel de mediador de conflitos entre colegas. Agora, terá também o papel de voto de Minerva em uma das decisões mais difíceis da história recente do STF.

(...)

Garantista

Em mais de duas décadas no Supremo, Celso de Mello sempre se mostrou um enfático defensor das garantias dos acusados e do amplo direito de defesa. Por isso, seus votos no julgamento do mensalão surpreenderam advogados. Alguns ministros chegam a dizer, reservadamente, que o decano tem preconceito em relação ao PT.

(...)

O ministro Gilmar Mendes, nos últimos dias, passou horas no gabinete do decano tentando convencê-lo a mudar de opinião (ênfase nossa - C Af).


Celso de Mello também se reuniu com Ricardo Lewandowski, favorável aos embargos. O autor do voto de desempate, que pouco usa a internet e não costuma atender telefone celular, estará sob pressão. Mas confrontado com a situação, afirmou: "Eu conheço (minha responsabilidade)".


Em tempo: em sua coluna, Ataulfo Merval de Paiva (*) cometeu retumbante ato falho:


A um voto



(...)

"O Ministro Gilmar Mentes lembrou a repercussão que a decisão terá na magistratura, pois 'o tribunal rompeu com a tradição da impunidade.' Já Marco Aurélio Mello lamentou que o tribunal que "sinaliza uma correção de rumos visando um Brasil melhor para nossos bisnetos", estivesse se afastando desse caminho: 'Estamos a um passo de desmerecer a confiança que nos foi confiada'."



O equívoco do Ataulfo (*) lembrou aquele cometido por outro eminente colonista (**).

Clique aqui para ler "Noblat não se emenda e chama Gilmar de Dantas (***)".


(*) Ataulfo de Paiva foi o mais medíocre – até certa altura – dos membros da Academia. A tal ponto que seu sucessor, o romancista José Lins do Rego quebrou a tradição e espinafrou o antecessor, no discurso de posse. Daí, Merval merecer aqui o epíteto honroso de “Ataulfo Merval de Paiva”, por seus notórios méritos jornalísticos,  estilísticos, e acadêmicos, em suma. Registre-se, em sua homenagem, que os filhos de Roberto Marinho perceberam isso e não o fizeram diretor de redação nem do Globo nem da TV Globo. Ofereceram-lhe à Academia.E ao Mino Carta, já que Merval é, provavelmente, o personagem principal de seu romance "O Brasil".

(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG que combateram na milícia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.

(***) Clique aqui para ver como um eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele. E não é que o Noblat insiste em chamar Gilmar Mendes de Gilmar Dantas ? Aí, já não é ato falho: é perseguição, mesmo. Isso dá processo…