Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2013 / 02 / 19 / Dilma vai fazer o ministro do Gilmar ?

Dilma vai fazer o ministro do Gilmar ?

Gilmar sabe que é o Anti-Eleitor. Quem ele indicar diretamente morre: é o “dedazo podre”.
publicado 19/02/2013
Comments

Nas próximas 48 horas a Presidenta Dilma Rousseff deve escolher o sucessor do Big Ben de Propriá (leia “em tempo”) para o Supremo.

Aparentemente, ela está diante de duas opções.

Heleno Torres é o preferido de Lewandowski e do Advogado Geral da União, Luiz Adams.

Humberto Ávila é o candidato de Gilmar Dantas (*) e de seu inseparável aliado, Eros Grau, aquele que relatou a infâmia: o Supremo absolver a Lei da Anistia.

Ávila e Gilmar compartilham da mesma devoção ao Direito Germânico, o que, como se sabe, pode confundir-se com a postura dos Chinco Campos (**).

E mantêm vínculos profissionais bastante sólidos: clique aqui para ler; e aqui também, onde Ávila aparece como “professor” da “Escolinha do Professor Gilmar”.

Zé Eduardo Cardozo – o Zé, dos amigos do Dantas - é candidato de si próprio, porque detesta correr atrás de incendiários de Santa Catarina.

(Ou dos Privatas Tucanos ...)

Como Cardozo não tem nenhuma chance e detesta o Adams, trabalha contra Torres.

Gilmar sabe que é o Anti-Eleitor.

Quem ele indicar diretamente morre: é o “dedazo podre”.

Por isso, opera nos bastidores auriculares com Eros.

O Estadão fala na hipótese de um terceiro nome.

O mais claro, porém, neste instante, segundo o mesmo Estadão, é a pressão irresistível que Gilmar exerce nos bastidores.

Poderosíssima.

Sobre o PiG (***) e as togas.

Porque, como se sabe, a Presidenta pode vir a ter maioria no Supremo, quando Gilmar Dantas (*) será condenado a empunhar a solitária bandeira da minoria inexpressiva.

Mas, sempre com o apoio inestimável do Ataulfo Merval de Paiva (****).

Em tempo: o Big Ben de Propriá foi aquele instrumento de medição do prazo de fechamento do jornal nacional e das urnas que o então presidente do Supremo, Ayres Britto, usou para condenar – sem provas – o José Dirceu e o Genoino.


Paulo Henrique Amorim


(*) Clique aqui para ver como eminente colonista do Globo se referiu a Ele. E aqui para ver como outra eminente colonista da GloboNews e da CBN se refere a Ele. E não é que o Noblat insiste em chamar Gilmar Mendes de Gilmar Dantas ? Aí, já não é ato falho: é perseguição, mesmo. Isso dá processo…

(**) Ao proferir seu Canto do Cisne e ameaçar o Presidente da Câmara com a cadeia, o decano Celso de Mello citou Chico Campos, o redator da “Polaca”, a Constituição ditatorial de 1937. Em homenagem a ele e a Chico Campos, o Conversa Afiada passa a referir-se aos Cinco Constituintes do Supremo – Celso de Mello, (Collor de) Mello, Fux, Barbosa e Gilmar – como os “Chinco Campos”. E lembra que Rubem Braga, quando passava de bonde pela Praia do Flamengo e via acesa a luz do apartamento do Chico Campos, dizia: “Quando acende a luz do apartamento do Chico Campos há um curto-circuito na Democracia”.

(***) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

(****) Até agora, Ataulfo de Paiva era o mais medíocre dos imortais da história da Academia Brasileira de Letras. Tão mediocre, que, ao assumir, o sucessor, José Lins do Rego, rompeu a tradição e, em lugar de exaltar as virtudes do morto, espinafrou sua notoria mediocridade.