Mundo

Você está aqui: Página Inicial / Mundo / 2010 / 07 / 09 / China desiste de censurar o Google Viva a liberdade ! Aqui querem calar os blogueiros

China desiste de censurar o Google Viva a liberdade ! Aqui querem calar os blogueiros

A China queria que o Google desse acesso aos IPs dos que postassem comentários nas paginas do Google, usassem o Gmail e participassem de salas de bate papo
publicado 09/07/2010
Comments

 

 

Saiu no Financial Times:


Two weeks ago, Google offered a further compromise by stopping the automatic redirect and creating a static “landing page” for Chinese users, where they are offered the option of clicking on a link to the uncensored Hong Kong site.

Duas semanas atrás, o Google fez uma outra concessão. Parou de redirecionar os usuários automaticamente para um portal não censurado em Hong Kong e criou uma pagina estática, como uma “pagina de aterrissagem”,  em que os usuários podem escolher a opção de ir para o link não censurado de Hong Kong.

Apesar do ceticismo generalizado, o governo da China cedeu e aceitou o compromisso que o Google ofereceu.

E aqui, no New York  Times:

Navalha

A China queria que o Google desse acesso aos IPs dos que postassem comentários nas paginas do Google, usassem o Gmail e participassem de salas de bate papo.

Tudo isso, para ir atrás de dissidentes políticos.

Aqui no Brasil, tenta-se o mesmo.

O Daniel Dantas, o passador de bola apanhado no ato de passar bola – clique aqui para ler “Satiagraha faz dois anos” – move mais de uma dezena de ações contra este ordinário blogueiro para identificar os IPs dos internautas que fazem comentários (elogiosos, claro) a ele, no Conversa Afiada.

Deve ser para agradecer os elogios e oferecer cotas dos fundos Opportunity.

O Mosquito do Tijoladas de Florianópolis é vitima de 50 ações judiciais.

O nobre senador Eduardo Azeredo, lídimo representante da melhor estirpe tucana e indiciado no mensalão em que Dantas colocava dinheiro no Valerioduto, o chamado “mensalão do PSDB de Minas “ – o nobre senador Azeredo, aliado a Marco Maciel, tentou baixar um AI-5 digital.

O presidente Lula não deixou.

Agora, segundo o site dos amigos do presidente Lula, um obscuro deputado do Pará quer dar uma de comunista chinês:

 

Projeto de lei quer controlar e censurar blogs no Brasil: PL 7131/2010 do deputado federal Gerson Peres

Vou ao problema que eu considero mais grave: Esse projeto do nobre deputado Gerson Peres (PP/PA) argumenta que sai para evitar calúnias e ofensas à honra que possam surgir em comentários anônimos ou de autores não identificáveis. Joga-se a culpa e responsabilidade sobre o dono do Blog.

Além disso, prevê que todos os blogs brasileiros devam ser cadastrados no serviço Registro.br com identificação completa.



Trata-se de deputado do partido do Maluf.

Eles se entendem: China, Dantas, Azeredo, Maciel e Peres.

Viva a liberdade !

 

Paulo Henrique Amorim