Congresso reage e Maia chama fala de Eduardo de "repugnante"
O Congresso Nacional reagiu na tarde desta quinta-feira 30/X às ameaças do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) quanto a uma possível volta do AI-5 caso a "esquerda radicalizasse" no Brasil.
Uma das manifestações mais contundentes veio do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).
"O Brasil é uma democracia. Manifestações como a do senhor Eduardo Bolsonaro são repugnantes, do ponto de vista democrático, e têm de ser repelidas como toda a indignação possível pelas instituições brasileiras. A apologia reiterada a instrumentos da ditadura é passível de punição pelas ferramentas que detêm as instituições democráticas brasileiras. Ninguém está imune a isso. O Brasil jamais regressará aos anos de chumbo", disse Maia em nota.
Além dele, partidos de esquerda, como o PSOL, o PT e o PCdoB, irão ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra Eduardo.
“Aquele vídeo das hienas traduz o sentimento que o Bolsonaro e os filhos têm sobre a democracia, sobre a Constituição e sobre o Estado democrático de direito. Diferente do que ele imagina, se houver uma tentativa de rasgar a Constituição, quem vai para a cadeia em primeiro lugar vão ser eles. Ele já falou em fechar o STF com um soldado e um cabo. Ele tem um histórico de afrontas à democracia”, afirmou o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS).
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que "a democracia é um fundamento da República, precisa ser preservada por todos os brasileiros. Ser atacada por um parlamentar seria algo inimaginável. Infelizmente o deputado Eduardo Bolsonaro se mostra despreparado, desqualificado e com natureza autoritário. E para infelicidade da nação é filho do Presidente. Acaba deixando no ar a dúvida se o desapreço a democracia é pessoal ou expressa a perspectiva de seu grupo político”.
O PSOL já adiantou que pedirá ao Conselho de Ética da Câmara a cassação do mandato de Eduardo:
Nós do @psol50 vamos pedir imediata cassação de @BolsonaroSP no Conselho de Ética da Câmara, por incitar golpe ao invocar novo AI-5. Vamos acionar também o STF. O grupo que está no Planalto ameça constantemente a democracia. Toda a sociedade deve reagir para frear o golpismo.
— Ivan Valente (@IvanValente) October 31, 2019
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |