Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Bolsonaro volta a criticar o Inpe

Bolsonaro volta a criticar o Inpe

Ele tem medo de ser pego de calças curtas...
publicado 22/07/2019
Comments
bessinha.jpg

Deu no Globo Overseas:

Bolsonaro cobra do Inpe 'disciplina e hierarquia', para não ser 'pego de calças curtas'


O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar nesta segunda-feira a divulgação de dados de desmatamento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Inpe ). Ao contrário do que foi publicado anteriormente, ele não disse que sua declaração sobre o insittuto era exagerada. Questionado sobre o assunto, o presidente usou a palavra "exagerada' para reafirmar as suas críticas aos monitoramentos.

- Olha, levando-se em conta até a época, foi exagerada. Em sendo exagerada, você pode adjetivá-las da maneira que você achar melhor - disse o presidente.

Na última sexta-feira, o presidente questionou os dados do próprio governoe disse que suspeitava que o diretor do Inpe estava "a serviço de alguma ONG". Após o episódio, o diretor do instituto, Ricardo Galvão, rebateu acusações e disse que não iria pedir demissão.

Bolsonaro disse hoje que está acostumado com "hierarquia e disciplina".

- E em um governo, eu sei que a grande maioria é de civis, nós devemos no mínimo ter isso também. No mínimo.

O presidente também voltou a criticar o Inpe. Disse que antes de divulgar os dados, o instituto deve informar ao ministro Marcos Pontes, de Ciência e Tecnologia. E que ele, Bolsonaro, deve ser informado para não ser surpreendido.

- Você pode divulgar os dados, mas tem que passar pelas autoridades até para não ser surpreendido. Até por mim. Eu não posso ser surpreendido por uma informação tão importante quanto essa daí. Eu não posso ser pego de calças curtas por aí, como eu acabei de falar para vocês, né? As informações têm que chegar ao nosso conhecimento de modo que nós possamos tomar decisões precisas em cima delas, e não sermos surpreendidos.

O presidente voltou a dizer que o chefe do Inpe será ouvido pelo ministro.

(...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: