Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Advogado de Lula quer analisar as conversas dos hackers

Advogado de Lula quer analisar as conversas dos hackers

Zanin pede suspeição da força-tarefa e anulação de processos contra o presidente
publicado 13/08/2019
Comments
Zanin.jpg

Cristiano Zanin, em foto de Ricardo Stuckert

A defesa do presidente Lula apresentou na madrugada de hoje (13/VIII) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando o compartilhamento das mensagens apreendidas pela Polícia Federal na "Operação Spoofing".

Trata-se da operação que prendeu os hackers russos de Araraquara. O ministro Sérgio Moro, na ocasião, afirmou que destruiria as mensagens obtidas na investigação.

(Mais recentemente, no dia 8/VIII, Moro negou que tenha dito o que disse...)

O pedido foi direcionado a Alexandre de Moraes - o ministro requisitou à 10a Vara Federal todo o material apreendido pela PF.

Cristiano Zanin Martins, advogado de Lula, afirma que "é incontroverso na jurisprudência do STF que provas, mesmo que ilícitas, podem ser usadas na defesa de acusados".

Segundo ele, "não discutimos se essas provas podem ou não ser usadas para condenação dos procuradores, mas é inegável, do ponto de vista jurídico, que se aplicam para inocentar os envolvidos nos processos".

Ou seja: Zanin quer acesso ao material em posse do STF, pois ele poderá ser utilizado pela defesa de Lula.

Segundo Tales Faria, no UOL, Zanin também pediu a suspeição da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e a anulação de todos os processos contra Lula em que os procuradores participaram, com base nas revelações do Intercept.

Leia abaixo a íntegra do pedido ao STF:

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: