video

Você está aqui: Página Inicial / video / 2011 / 03 / 24 / Vídeo: comunicado contra os despejos em Belo Horizonte

Vídeo: comunicado contra os despejos em Belo Horizonte

O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu do frei Gilvander Moreira: Massacre em Belo Horizonte?
publicado 24/03/2011
Comments

O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu do frei Gilvander Moreira:

Massacre em Belo Horizonte?


Amigas/os da REDE DE SOLIDARIEDADE DAS OCUPAÇÕES-COMUNIDADES Dandara, Irmã Dorothy e Camilo Torres, de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.


Vejam o vídeo, nos links, abaixo. Trata-se de um apelo por diálogo, justiça e solidariedade com as 1.200 famílias sem-teto das Comunidades Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy, que estão ameaçadas de Despejo.


Pedimos que divulguem este vídeo para os seus contatos nacionais e internacionais.  Não podemos permitir que este massacre anunciado aconteça!


Estamos há mais de 2 anos reivindicando abertura de diálogo com o prefeito de Belo Horizonte, Sr. Márcio Lacerda, e com o Governador de Minas Gerais, Sr. Antonio Anastasia, mas em 18/03/2011, ficamos sabendo que estão determinados a autorizar a tropa de choque da polícia a tentar despejar na marra as mais de 6 mil pessoas pobres das três comunidades.


Alertamos: O povo não aceitará o despejo e vai seguir resistindo e lutando sempre pelos seus direitos. Estamos diante de uma encruzilhada: ou as autoridades se abrem para dialogar ou estaremos na iminência de um massacre de grandes proporções na capital mineira.


Clamamos PELA ABERTURA DE DIÁLOGO para que a dignidade de 1.200 famílias sem-teto seja respeitada.


Clic nos links, abaixo, e assista ao vídeo-depoimento de Joviano Mayer que clama por diálogo e alerta para o grande risco de massacre:



Veja o vídeo-depoimento de Joviano Mayer também no Canal do Forum Social Mundial:


http://wsftv.net/Members/sinhonel/videos/ocupaes-ameaadas-de-despejo/view


Notícias importantes das 3 Comunidades:


1) Dia 21/03, houve celebração religiosa nas Comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy e Assembleia Geral, com as presenças do fotógrafo João Zinclar e frei Gilvander.


2) Dia 22/03, à noite houve celebração da missa nas Comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy, sob a presidência do padre Antônio, que está, juntamente com o povo da sua Paróquia, apoiando com firmeza as comunidades ameaçadas.


3) Nesta Semana está em Brasília uma Comissão das Comunidades Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy. Estão fazendo reuniões em Ministérios do Governo Federal e com parlamentares no Congresso Nacional reivindicando apoio e denunciando a grande injustiça que será despejar as 1.200 famílias.


4) Hoje, dia 23/03, às 20:00h, haverá Assembleia Geral da Comunidade Dandara, precedida de reunião da Coordenação da Comunidade.


5) Dias 26 e 27/3, haverá mutirões na Dandara e continuidade do novo cadastramento e visitas às famílias.


6) Dia 28/03, segunda-feira, às 9:00h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na Comissão de Direitos Humanos, haverá Audiência Pública para tratar dos direitos das 3 comunidades, ora ameaçadas de despejo. A audiência será presidida pelo Dep. Durval Ângelo.


7) Dia 28/03, segunda-feira, às 16:30h, na Cidade Administrativa, haverá audiência de uma Comissão de Alto Nível com o Governador de Minas, Sr. Antonio Anastasia. Da reunião participarão o bispo dom Joaquim Mol, o deputado Durval Ângelo (presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG), o Dr. Luiz Cláudio (presidente da OAB/MG), o Dr. Alceu (Procurador Geral do Ministério Público de MG) e a Dra. Andréia (Defensora Geral da Defensoria Pública de MG).


Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita.


E-mail: [email protected]


www.gilvander.org.br

www.twitter.com/gilvanderluis

skype: gilvander.moreira