TV Afiada

Você está aqui: Página Inicial / TV Afiada / 2015 / 07 / 22 / Ciro 2: "se for necessário, serei candidato em 2018!"

Ciro 2: "se for necessário, serei candidato em 2018!"

Lula perderia a eleição e jogaria sua história na lata do lixo!
publicado 22/07/2015
Comments

 

 

O PT copiou o que o PSDB tem de pior!

Na segunda parte da entrevista concedida ao Conversa Afiada, o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes  deixou o caminho aberto a uma possível candidatura ao Palácio do Planalto em 2018. “Se eu achar que for necessário, vou sim”(ser candidato), revelou a Paulo Henrique Amorim na última segunda-feira (20).

Sobre um possível adversário na eleição, o Presidente Lula, Ciro considera que seria um erro o petista voltar a concorrer: “só se ele quiser jogar a sua história na lata do lixo, porque ele vai perder a eleição!”

Na conversa, Cito também endureceu as críticas ao Judiciário brasileiro, a parte do ministério da Presidenta Dilma e ao PT.

“O Eduardo Cunha, por exemplo,  não poderia ter chegado à presidência da Câmara. Há muitos processos de longos anos atrás, permitindo-o acreditar que a impunidade é o seu prêmio”, disse.

Ciro ainda comentou as acusações que pesam contra o Presidente Lula de fazer lobby para empresas brasileiras no exterior.

“Isso não tem o menor fundamento. Não há no Brasil nada que restrinja legalmente um líder de um país projetar a sua influência para que empresas nacionais possam projetar os seus negócios lá fora. É uma forçação de barra. O que eu sei é do Fernando Henrique fazendo o oposto. Eleito, pressionou para que a Raytheon, que é americana, ganhasse o projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia)”, lembrou.

Leia um resumo da entrevista:

Gestão Dilma

Não creio, pelos gestos, que a Presidenta Dilma tenha noção da gravidade em que ela está.

No primeiro Governo da Dilma já havia um desenho político complexo e ela ainda nomeou ministras como Ideli Salvatti [Secretaria de Relações Institucionais] e Gleisi Hoffman [Casa Civil].

O Lula gosta de brincar com esse fogo de detonar o [Aloisio] Mercadante e o Cardozo. São duas pessoas decentes, e que têm espírito público. O resto é uma tragédia.

Lula

Os últimos gestos públicos do Lula são deletérios. Eu espero que ele caia em si. Se ele imaginar que fazendo sabotagens clandestinas ou exercitando a sua influência em membros do STF ou do TCU para coagir a Dilma, para ser mais dócil à sua tutela, ele comete um erro mortal, pois se ela não escapar ele vai junto para a lata do lixo da história e ele não merece isso.

Próximas eleições

Haddad em SP: sobre o ódio em São Paulo: nós temos que trabalhar para que isso seja substituído por uma critica civilizada.

PT: O PT não tinha o direito de fazer o que fez, de se misturar com essas práticas.

O grande defeito do PT contemporâneo é o excesso de imitação do PSDB naquilo que o PSDB tem de pior.

O pecado do pecador todo mundo desculpa e o pecado do pregador ninguém perdoa.

Ainda assim, o PT é o principal partido progressista deste país.

Nós estamos vendo as linguagens protofascistas dominando a cena política, a simplificação grosseira, a crença, por exemplo, de uma Marina Silva.

Lava Jato

O [juiz Sérgio] Moro não é exibicionista. Eu temo que a espetacularização da grande mídia produza provas ruins.

Judiciário brasileiro

O Eduardo Cunha não poderia ter chegado à presidência da Câmara. Há muitos processos de longos anos atrás, permitindo-o acreditar que a impunidade é o seu prêmio.

A frase de Ruy Barbosa continua válida: o Judiciario é o Poder que mais tem faltado à Republica !

Fim do PT?

Não se construirá um partido de massas do dia para a noite no Brasil. Eles [o PT] vão purgar, mas logo em seguida a roda da democracia cicla e não devemos descartar um partido importante como o PT.

Lula volta em 2018?

Só se ele quiser jogar a sua história na lata do lixo, pois ele vai perder a eleição.

Ciro Gomes candidato?

Se eu achar que for necessário, vou sim.



Para assistir a segunda parte, clique aqui.


Alisson Matos, editor do Conversa Afiada