Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / PT denuncia o "Clube do Golpe"

PT denuncia o "Clube do Golpe"

Falta incluir a Globo... - PHA
publicado 13/10/2015
Comments
bessa.jpg

 


No Globo:


Cunha e oposição formam ‘clube do golpe’, diz líder do PT

Para o senador Humberto Costa, o tucano Aécio Neves tem síndrome do ‘dono da bola’



BRASÍLIA - O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse nesta terça-feira que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o rito adotado na Câmara para o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff suspende a "escalada golpista" empreendida por um "conluio" entre o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e partidos de oposição. Em duro discurso, o petista chamou de "clube do golpe" e "trupe" o grupo que se reuniu nesta manhã na residência oficial da Câmara. Cunha se encontrou com os líderes dos partidos de oposição.

Numa ataque ao presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), o senador Humberto Costa disse que ele tem a síndrome do "dono da bola" e que a decisão do Supremo foi mais um aviso de que ele perdeu as eleições presidenciais de 2014, quando concorreu com a presidente Dilma e foi derrotado.

Humberto Costa disse que estava em curso um "golpe de republiqueta" e "manobra de baixa estatura política", ao se referir a uma ação conjugada de Cunha e a oposição. Pelo rito suspenso, Cunha rejeitaria o pedido de impeachment e seria votado e aprovado um recurso pela Câmara, com maioria simples apenas, reabrindo o processo.

— As decisões de Teori e Rosa Weber vieram frear as investidas ilegais perpetradas em conluio entre o presidente da Câmara e partidos de oposição para jogar o Brasil na incerteza da instabilidade política. Está sobrestado o rito que o clube do golpe estabeleceu arbitrariamente. Foram decisões contra a escalada golpista — disse Humberto Costa.

O senador petista fez duros ataques a Cunha.

— (Essa decisão) foi para dizer que o presidente da Câmara não pode continuar subvertendo as leis aos seus caprichos e vontades. Esse deputado tem que se vergar ao que manda a Constituição. O senhor Eduardo Cunha não pode abrir brechas na lei. Jogando em tabelinha, eles tinham estabelecido rito próprio, inconstitucional para abertura do processo de impeachment - disse o petista, acrescentando:


— Obviamente, o presidente da Câmara e seus companheiros da oposição estão correndo para se recompor e traçar novas estratégias. Hoje pela manhã, logo depois das decisões do Supremo, a trupe se reuniu novamente retomando a cruzada para derrubar pelo golpe a presidenta Dilma do cargo a que chegou pelo voto.

Humberto Costa irritou os senadores do PSDB ao ironizar a posição de Aécio Neves e de partidos da oposição. E chamou o pedido de impeachment de "peça obscena".

— É a síndrome do dono da bola. Mas foi confirmado (pelo Supremo) que ele (Aécio) perdeu as eleições. Levem para a casa mais essa derrota, convivam com o fato de o Supremo tê-los caracterizado como golpistas — atacou Humberto Costa.

registrado em: , , ,