Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Paulinho da Força vira réu no STF

Paulinho da Força vira réu no STF

MPF acusa o deputado de crime contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha
publicado 08/09/2015
Comments
foto paulinho da força estadão

Defesa do deputado diz que ele é vítima de tráfico de influência por grupo criminoso

 

No G1:




Supremo aceita denúncia e Paulinho da Força vira réu em ação penal



Ministério Público acusa parlamentar de se beneficiar de desvios do BNDES.
Defesa diz que ele é vítima de tráfico de influência por grupo criminoso.



O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (8) aceitar uma denúncia e abrir uma ação penal sobre o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SDD-SP). Com isso, ele passa à condição de réu e responderá a um processo a ser julgado pelo próprio STF.

O Ministério Público Federal acusa o deputado de crime contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A defesa nega e alega que ele foi vítima de tráfico de influência de um grupo criminoso (leia mais abaixo).

A denúncia foi aceita pelos três ministros presentes na sessão da Segunda Turma do STF: o relator, Teori Zavascki, além de Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Todos avaliaram haver indícios de crime e autoria, mas reiteraram que as provas que poderão condenar ou absolver o deputado serão colhidas ao longo do processo.

Conforme a denúncia, Paulinho seria beneficiário de desvios em financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a uma loja e da Prefeitura de Praia Grande (SP). Os valores seriam desviados através de uma empresa de consultoria que, segundo o MPF, não realizava os serviços para a loja e a prefeitura.


(...)