Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Homicida e sonegador preso inspira Temer!

Homicida e sonegador preso inspira Temer!

Vamos trabalhar, Temer!
publicado 14/05/2016
Comments

Dono de frase que inspirou Temer está preso por tentativa de homicídio e responde por estelionato e receptação.

Do portal Viomundo:

Em seu discurso de posse como presidente em exercício, nesta quinta-feira, Michel Temer citou uma frase que o teria inspirado, ao passar por um posto na Rodovia Castelo Branco, no quilômetro 68 (”Não fale em crise, trabalhe”).

O estabelecimento em questão, Posto Doninha, fica localizado na cidade de Mairinque (SP).

Seu dono, João Mauro de Toledo Piza, o Joca, está preso, condenado a oito anos e dois meses em regime fechado por tentativa de homicídio.

Em 2012, Joca teria disparado contra um rapaz chamado Fábio, por conta de desavenças pessoais.

Em 2014, de acordo com dados obtidos com o Tribunal de Justiça de São Paulo, Joca foi condenado por tentativa de homicídio.

“Agiu, portanto, com ‘animus necandi’ e, não obstante o número de disparos efetuados, deu início à execução de um crime de homicídio, que não se consumou por circunstâncias alheias à sua vontade, não havendo que se falar em desclassificação para o delito de lesões corporais, como pretendido pelo apelante, em suas razões de recurso”, diz um trecho da decisão judicial.

Ficha corrida aditivada

A acusação por tentativa de homicídio não foi a primeira anotação da ficha do empresário. Em 2010, foi descoberto pela Polícia Civil um esquema de venda de combustíveis roubados no Posto Doninha.

Na ocasião, Joca não foi preso em flagrante, mas indiciado por receptação dolosa, sonegação fiscal e formação de quadrilha.

Na Justiça, Joca também responde a processos por estelionato, despejo por falta de pagamento e diversas outras ações na área fiscal. Ele também responde a uma ação civil pública por dano ao erário avaliada em R$ 500 mil.

Advogado e genro orgulhoso

Ao Extra, Silas Stancanelli, advogado e genro do réu que inspirou Temer, contou de onde surgiu a ideia para a instalação da placa:

— É uma frase de família, que ele falou a vida inteira para os filhos, tipo ‘Não reclame disso, trabalhe’, ‘Não reclame da crise, trabalhe’ — relata Silas.

Quando questionado sobre Joca estar em liberdade, ou não, o advogado subiu o tom:

— Se vocês quiserem fazer qualquer pesquisa, fiquem à vontade. Se precisarem de alguma coisa que seja interessante, posso até dizer algo. Caso contrário, não me interessa. Se vocês quiserem, vocês vão atrás — disparou.

Michel Temer citou a frase do Posto Doninha durante seu discurso de posse no Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde de quinta-feira. O presidente em exercício disse que pretende espalhar a mensagem por todo o Brasil.

“Nós não podemos mais falar em crise. Trabalharemos. Há pouco tempo eu passava por um posto de gasolina na Castelo Branco e o sujeito colocou uma placa lá: ‘Não fale em crise, trabalhe’. Eu quero ver até se consigo espalhar essa frase em 10 ou 20 milhões de outdoors por todo o Brasil”, declarou.