Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Golpe na Turquia manterá o poder?

Golpe na Turquia manterá o poder?

Militares justificam o Golpe: corrupção e práticas anti-democráticas
publicado 15/07/2016
Comments

22:10 Usuários do Twitter em Istambul e Ancara mostram soldados golpistas sendo detidos por manifestantes e por policiais.



22:01
O Aeroporto Internacional Ataturk, em Istambul, segue tomado por manifestantes anti-golpe. Segundo diversas agências de notícias, o avião do presidente Erdogan está no local. A agência Anadolu, assim como usuários do Twitter, relatam explosões e "caças voando baixo" no local.


21:59 Segundo a Russia Today, "dezenas" de soldados entregaram as armas a policiais na Praça Taksim, palco dos protestos de 2013.


21:55 A CNN Turca transmitiu ao vivo, via Facebook, a tomada da emissora pelos soldados.


21:51 Soldados invadiram o prédio do jornal Hürriyet e fazem reféns.


21:50 Mais imagens do novo ataque ao Parlamento.


21:45 Segundo fontes no Twitter, o Parlamento segue sob ataque. Duas novas explosões foram ouvidas.



21:43
Tropas entram no estúdio da CNN Turca. Apresentador relata que soldados entraram no prédio. "Não sabemos por mais quanto tempo poderemos continuar no ar. Eles entraram há 5 ou 10 minutos."



21:38
A CNN Internacional cita uma fonte no governo turco: "Certos elementos da Força Aérea e da Polícia tentaram um golpe de estado. O estado-maior da Marinha e o general responsável pela Primeira Divisão do Exército se opuseram fortemente."


Reprodução: CNN



21:30
Segundo o jornal britânico Guardian, um porta-voz da agência de inteligência da Turquia confirmou que o golpe foi "derrotado", graças a um esforço do governo e dos militares leais. O general Zekai Aksakalli, comandante das forças especiais, disse no canal NTV que "nós estamos sob controle".

Segundo o general, houveram mortes e feridos, mas sem entrar em detalhes. Fontes no Twitter falam em ao menos 17 militares e dois civis mortos.

Imagens de Istambul e Ancara mostram uma situação ainda caótica e volátil.


 
21:26
RT.com: Manifestantes continuam a enfrentar soldados e tanques.


 

21:24 Imagens do golpe pelo portal Russia Today:


 

21:22 CNN Internacional confirma que a TV estatal TRT, que havia sido tomada pelos militares golpistas, está novamente sob controle do governo. A âncora Tijen Karas, que mais cedo foi obrigada a ler uma declaração dos militares, disse: "fui forçada por homens armados, que disseram que não nos machurariam se nós obedecessemos".


 

21:18 CNN Turca relata que "policiais e trabalhadores" foram feridos no ataque no Parlamento. Deputados dentro do prédio confirmam o ataque, mas não há grandes danos.



21:12
Mais informações sobre o ataque ao parlamento: segundo a Associated Press, manifestantes ouviram uma grande explosão e, em seguida, muita fumaça. Caças voavam baixo nas proximidades.


 

21:06 Segundo relatos no Twitter, a TV estatal turca voltou ao ar. Entretanto, o país ainda sofre com tentativas de "blecaute" nas redes sociais. Twitter, Facebook e YouTube seguem bloqueados, mas Vimeo e Instagram funcionam sem probemas.





21:02
Usuários do Instagram publicam imagens das ruas de Istambul e Ancara.

 


 

21:00 Segundo a CNN Turca, "o serviço nacional de inteligência declara que o golpe foi derrotado". A mesma fonte, entretanto, diz que três bombas atingiram o prédio do parlamento.



20:55 Aeroporto Internacional Ataturk, em Istambul, ocupado por grupos que se opõem à tentativa de golpe. Todos os vôos estão cancelados.


Imagem: Reuters


20:50 De acordo com informações do Twitter, o primeiro-ministro Binali Yildirim anunciou que "qualquer avião militar sobrevoando Ancara poderá ser derrubado". Em seguida, uma série de explosões atingiu a cidade - segundo a Russia Today, há relatos de que o prédio do parlamento estaria sob ataque aéreo.



20:45
A agência de notícias Anadolu diz que quatro militares, um deles "um oficial de alta patente", foram "neutralizados" após tentar tomar a emissora estatal TRT. Outros três foram detidos ao tentar atacar o palácio presidencial.



20:43
Segundo informações via Twitter, um ataque dos golpistas ao quartal-general da tropa de elite da polícia, em Ancara, deixou 17 policiais mortos.



20:37
Segundo o jornal britânico Guardian, já são mais de 2h da manhã em Istambul. Mesmo assim, multidões tomam as ruas em direção à Ponte do Bósforo (que liga Europa e Ásia) e à Praça Taksim, aparentemente em resposta ao pedido do presidente Recep Erdogan de resistir ao golpe. Essa multidão, ao que parece, desafia uma ordem direta dos militares, que buscam impôr lei marcial no país.



20:33
RT.com: Um helicóptero Sikorsky foi derrubado por um caça F-16 leal ao governo nos arredores da capital Ancara.



20:31
John Kerry, secretário de estado dos EUA, falou com o chanceler turco e deixou claro o absoluto apoio ao govenro civil na Turquia.

.@JohnKerry: I spoke to FM Cavusoglu & emphasized U.S.’s absolute support for #Turkey’s elected, civilian gov't & democratic institutions.

— Department of State (@StateDept) July 15, 2016


20:26
RT.com: "Todos os envolvidos devem respeitar o govenro eleito democraticamente", diz o presidente americano Barack Obama.



20:24
RT.com: Helicóptero dispara contra sede da TV estatal.



20:20
RT.com: Manifestantes tentam bloquar passagem de tanque nas ruas de Istambul.



Militares abrem fogo contra cidadãos turcos que tentavam atravessar a Bosphorus Bridge, ponte fechada após o Golpe:

 

Registrado tiroteio na Bosphorus Bridge; duas grandes explosões são ouvidas em Ancara:

Reports of wounded after shooting on Bosphorus Bridge, 2 loud explosions in #Ankara https://t.co/B86WmvscrR pic.twitter.com/EgBXM9cxfU

— RT (@RT_com) July 15, 2016

 

Com Golpe em andamento, Irã fecha as fronteiras com a Turquia:

BREAKING: Iran closes all borders with Turkey after military coup https://t.co/PaBe5IJMHD pic.twitter.com/Ey3CkkK3xW

— Daily Star (@Daily_Star) July 15, 2016

 

Taksim Square tomada por manifestantes contra o Golpe:

 

***

Primeiras providências dos militares golpistas: ocupar a tevê estatal e bombardear prédio do serviço de informações (Abin, no Brasil).

Turquia é membro da OTAN, Organização do Tratado do Atlântico do Norte, acordo militar na Europa, sob o patrocínio dos EUA.

CNN não sabe se imagens são de militares contra ou a favor do Golpe.

Tem uma base americana na Turquia para vigiar a Rússia.

PHA

***

Tiroteio em Ancara:

 

Pessoas tomam as ruas de diversas cidades turcas. Em Ancara, manifestantes cantam que estão em defesa do poder eleito:

 

Helicópteros militares abrem fogo contra Serviço de Inteligência Nacional; explosões são ouvidas em Ancara:

Military helicopters open fire at national intelligence service (MIT) HQ; MIT forces fighting fire with fire pic.twitter.com/TwMjxabKdK

— ANADOLU AGENCY (ENG) (@anadoluagency) July 15, 2016


Tanques de guerra nas ruas de Ancara:

 

Centenas de pessoas começam a tomar as ruas de Istambul, como pediu o presidente turco:

Hundreds of people pour into streets in #Istanbul as news of military coup spreads. Picture: Twitter. pic.twitter.com/fTqNKGHifp

— Rudaw English (@RudawEnglish) July 15, 2016

 

Presidente da Turquia, Recep Erdogan, conclama as pessoas a saírem às ruas; Lei Marcial declarada:

Surreal. President Erodgan on skype on Tv presenter's phone on CNN Turk blaming "parallel state" for coup attempt pic.twitter.com/7u76kOwhxL

— Laura Pitel (@laurapitel) July 15, 2016

 


BREAKING: Turkish army take over state TV, impose martial law #Turkeycoup https://t.co/NrLHgURtYF pic.twitter.com/FhGJR7JUNM

— RT (@RT_com) July 15, 2016

 

— RT (@RT_com) July 15, 2016

 

Do G1:

Militares da Turquia disseram nesta sexta-feira (15) em comunicado que assumiram o poder no país. O presidente Tayyip Erdogan disse à CNN turca, por telefone, que se trata de uma tentativa de revolta de uma minoria dentro das forças militares, um ato encorajado por uma “estrutura paralela” e que terá a resposta necessária.

Erdogan convocou o povo a ir às ruas. “Iremos superar isso”, afirmou. Ele disse ainda que aqueles que estão tentando um levante irão pagar preços altos na corte e que em curto período de tempo a situação deve ser resolvida. O presidende disse ainda que está voltando para Ancara.

Caso a tentativa de derrubada de Erdogan, que governa a Turquia desde 2003, tenha sucesso, seria uma das maiores mudanças de poder no Oriente Médio nos últimos anos.

(...)