Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Gilmar perde feio no TSE

Gilmar perde feio no TSE

E ele achava que mandava no pedaço!
publicado 02/08/2016
Comments
gilmar bessinha.jpeg

A propósito da cassação do mandato do prefeito de Taubaté (SP), Ortiz Júnior (PSDB), o Conversa Afiada reproduz artigo do Blog do Irani Lima:

Cassado! Ortiz Jr está cassado!

É o primeiro e único prefeito da história política desta urbe quase quatrocentona a merecer a medalha de cassado.

Neste momento, não posso esquecer a coragem do Dr. Ozório, promotor público eleitoral que denunciou Ortiz Junior por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012.

Também devo citar o empresário Djalma Santos, autor das denúncias contra Ortiz desde 2011, quando foi á justiça denunciar as fraudes no FDE.

A advogada Gládiwa Ribeiro, que trabalhava como chefe de gabinete de Bernardo Ortiz jamais escondeu em seus depoimentos ao Ministério Público o que ocorria nos bastidores da FDE.

Gladiwa enfrentou o caudilho Bernardo Ortiz com a coragem que poucos tem.

O ministro Luiz Fux, como era de se esperar, acompanhou os votos de Gilmar Mendes e Henrique Neves.

Estava 3 a 1 para Ortiz Jr quando o relator Herman Benjamin retomou a para defender seu voto.

Benjamin foi impecável.

Desmontou a tese de Henrique Neves que não via conexão entre o cheque de R$ 34 mil recebido por Marcelo Pimentel, marqueteiro de Ortiz Junior, e a campanha eleitoral de 2012.

Implacável, Herman Benjamin disse que o voto de seu colega abria um precedente perigoso, que poderia atingir até os crimes apurados pela Lava Jato.

O ministro Gilmar Mendes tomou a palavra para tecer críticas ao PT. Tentava, assim, desviar atenção sobre o julgamento de um prefeito do PSDB.

O voto seguinte, da ministra Luciana Lóssio, foi rápido. Ela lembrou que já havia se manifestado sobre o recurso eleitoral.

A ministra acompanhou o voto do relator.

Rosa Weber não pestanejou. Ela se convenceu com a defesa veemente de Benjamin pela cassação e também acompanhou o voto do relator.

O último voto, quando estava empatado em 3 a 3, foi da ministra Maria Thereza Moura. Ponto Taubaté: a ministra votou pela cassação.

4 a 3 foi o placar final.

O TSE comunica o TRE paulista sobre a decisão que, por sua vez, comunica a Justiça Eleitoral de Taubaté.

(...)

registrado em: ,