Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / FHC confessa que soube do "escândalo" na Petrobras

FHC confessa que soube do "escândalo" na Petrobras

Ele conta em livro que seria caso para intervenção na estatal em 1996
publicado 20/10/2015
Comments
fhc bessinha].jpg

Em O Globo:

FH foi alertado de que Petrobras era um ‘escândalo’

Tucano conta em livro que seria caso para intervenção na estatal em 1996
 

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso revela, em “Diários da Presidência - volume 1", que foi alertado em 16 de outubro de 1996 de que um "escândalo" acontecia na Petrobras. O assunto foi tratado num almoço entre FH e o dono da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch. O executivo havia sido nomeado por Fernando Henrique para o conselho da estatal.

“Eu queria ouvi-lo sobre a Petrobras. Ele me disse que a Petrobras é um escândalo. Quem manobra tudo e manda mesmo é o Orlando Galvão Filho, embora Joel Rennó tenha autoridade sobre Orlando Galvão”, diz FH no livro, que será lançado no dia 29.

Galvão Filho era presidente da BR Distribuidora e foi diretor financeiro da Petrobras. Rennó era o presidente da estatal.

FH cita que o mais grave na estatal era "que todos os diretores da Petrobras são os mesmos do conselho de administração", sugerindo um uma má prática de governança e um jogo de cartas marcadas nas decisões da empresa.

"São sete diretores e sete membros do conselho. Uma coisa completamente descabida", segue o relato do ex-presidente sobre a conversa com Steinbruch.

FH relata que havia necessidade de "intervenção" na estatal, mas, apesar da gravidade do fatos, ele não a faria.

"Acho que é preciso intervir na Petrobras. O problema é que eu não quero mexer antes da aprovação da lei de regulamentação do petróleo pelo Congresso, e também tenho que ter pessoas competentes para botar lá", confidencia o ex-presidente.


(...)
Conteúdo relacionado
Com FHC, Barusco roubou sozinho !