Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Dilma, muda para não cair!

Dilma, muda para não cair!

Demonstrar à sociedade, ao Congresso e ao STF que pode governar até 2018!
publicado 12/03/2016
Comments
Coroaçao_pedro_I_001_phixr.jpg

Antes que um aventureiro se apossasse da coroa, Pedro I assumiu

O ansioso blogueiro recebeu telefonema providencial do Oráculo de Delfos, que andava sumido lá pela Chapada do Araripe.

- Oráculo, meu caro, a Dilma vai cair ?

- Se mudar não cai.

- Mudar, como ?

- Mudar o ministério. Para conseguir segurar a relação de forcas a favor dela, que ainda existe no Congresso. E, hoje, ela está escorregando para o isolamento. A rigor, a rigor, ela hoje só pode contar com o PT e o PCdoB.

- EntÃo, cai !

- Não. É preciso que ela tenha a convicção profunda – e ela tem forças pessoais para isso – de que pode tomar atitudes radicais. Para preservar o Governo e a Democracia.

- Por exemplo…

- Como em 1961, quando o Brizola deu posse ao Jango. Ou em 1822 …

- Na Independência ?

- Exatamente. Quando D Joao VI verificou que havia o risco de perder a coroa, pôs a coroa na cabeça do filho, Pedro I.

- O senhor quer dizer que ela precisa chamar o Lula, seu Pedro I.

- É uma hipótese bastante interessante. Um parlamentarismo sem parlamentarismo, em que o Lula seja, de fato, o Primeiro -Ministro.

- Mas, para mudar o Governo. Ela vai deixar ?

- Sim, por que não ? É para mudar o Governo. Com Lula ou sem Lula, mas com o apoio do Lula !

- Como ?

- O Ministerio da Fazenda, por exemplo.

- Mas, o Nelson Barbosa é competente …

- Mas, competência não basta ! Ele é um técnico muito bom, mas o mundo empresarial sabe que, em dois dias, o que ele disser hoje pode ser desmentido.  Tinha que ser um  Ministro da Fazenda do mundo empresarial, da índústria pesada, da siderurgia – esse pessoal que construiu o Brasil, aqueles Ermirios de Moraes de antigamente, e que a Lava Jato quer destruir, através do desmonte da Petrobras.

- Salvar a indústria que depende da Lava Jato.

- Salvar a Economia, com a autoridade de um empresário, de um nome que os empresários respeitem e digam: agora com esse a coisa vai !  Se a Economia estivesse bombando, podia botar lá um calouro da Unicamp que não tinha a menor importância … Mas, nesse turbilhão ...

- E o Ministério da Justiça ?

- Eu ia falar disso. O que aconteceu foi escândaloso ! O Governo sitiado pelas forças da treva de uma Justica de fancaria, uma Justiça de partido, de facção,  e o Ministro da Justiça é um Procurador bonzinho, que pode ser até um Ruy Barbosa em potencial, mas, pelo amor de Deus, ele não é ainda um Ruy Barbosa ! Ela precisa de um Armando Falcão !

- Um Armando Falcão, aquele do Geisel, do “nada a declarar”?

- Não ! O Armando Falcão, Ministro da Justica do Juscelino. Que atravessou a rua e tirou do ar o sinal da televisao do Chateaubriand que estava com o Carlos Lacerda ao vivo. Desligou os transmissores, o Lacerda se estrebuchou de ódio, mas o sinal saiu do ar !

- E a Policia Federal ?

- Onde já se viu um Governo que não governa a Policia ! A Policia Federal da Dilma virou aquela Policia Federal da Republica Velha, que era fatiada pelos coronéis. Um deboche !

- Ela não tem escolhido bem …

- Quando caiu o irmão do Ciro, naquela briga com o Eduardo Cunha… O que ela fez ? Botou no lugar um amigo do Aloysio (Mercadante), um filosofo notável (Renato Janine), mas um ministro que não durou quatro meses ! Tinha que botar lá um Anysio Teixeira ! Um Paulo Freire ! Ou um Capanema ! Um político !

- Muito bem, digamos que ela faça como D João VI …  põe a coroa sobre a tua cabeça, antes que algum aventureiro lance mão dela – e ai, Grande Oráculo, ela fica ?

- Fica ! Porque ela vai dar à sociedade, ao Congresso e ao Supremo demonstração de que ela tem condições de governar até 2018. E a alternativa, você sabe qual …

- A alternativa … qual ?

- A alternativa pode ser o caos. Essa não é uma batalha politica … que se resolve com uma trapaça parlamentar. Como diz você mesmo, ansioso blogueiro, o Renan Calheiros não é o Auro de Moura Andrade. Nem o Brasil de 2016 é o de 1964. Nem o Jango tinha legitimidade da Dilma. E muito menos a do Lula ! Essa é uma batalha social. O Brasil está dividido entre os que tem muito e não querem perder nada e os que tem muito pouco e querem um pouco mais. E os que querem um pouco mais sabem muito bem quem está ao lado deles...

- Quer dizer que as ruas podem ajudar.

- Ou você acha que a turma pró-impeachment vai sozinha para a porta do Senado. E a turma do “nao vai ter Golpe” ? Vai ficar em casa assistindo à GloboNews ?

- É …

- Quem tem mais tradiçao, traquejo e tecnologia para ir às ruas: os coxinhas ou o PT ?

Pano rapido.

PHA, com a inestimável colaboração do Oráculo de Delfos, que voltou a se recolher às profundezas de Pernambuco.