Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Cunha: o que vem antes, a tornozeleira ou a Chevron?

Cunha: o que vem antes, a tornozeleira ou a Chevron?

Fugitivo terá tempo de ajudar o Renan e o Cerra?
publicado 02/03/2016
Comments
bessinha presidente da camara

Saiu no Globo:


Conselho de Ética abre, enfim, processo contra Cunha

Por 11 a 10, comissão decide continuar investigações; deputado terá dez dias para apresentar defesa por escrito

BRASÍLIA - Após quatro meses de manobras regimentais e adiamentos, incluindo a troca do relator, o Conselho de Ética aprovou ontem à noite, por 11 votos a 10, a abertura de processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. O presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), teve o voto de minerva após empate de dez a dez entre os integrantes da comissão, e desempatou a votação seguindo o voto do relator, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), a favor da abertura do processo.

— Essa é uma decisão difícil, talvez uma das mais difíceis que já tomei na minha vida, mas não posso, em hipótese nenhuma, votar de forma diferente. Eu não quero condenar ninguém, a minha intenção é investigar, saber a verdade. Portanto voto com o relator — disse Araújo, aplaudido por parlamentares.

Agora, Cunha será notificado da decisão do Conselho e terá, a partir da notificação, dez dias para apresentar sua defesa por escrito. O processo pode terminar com a cassação do mandato. Foi a segunda vez que o Conselho de Ética aprovou a continuidade das investigações. Na primeira, o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), anulou a decisão dos integrantes do colegiado, que aprovara o parecer de Marcos Rogério.

Cunha é acusado de ter mentido à CPI da Petrobras ao negar ter contas no exterior, e de supostamente ter ocultado contas bancárias na Suíça. Ele admitiu, posteriormente, ser beneficiário de ativos controlados por trusts no exterior. Hoje, o STF decidirá se aceita denúncia do Ministério Público Federal contra Cunha.

(...)