Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Brito: o espaço único do Temer

Brito: o espaço único do Temer

O Putin e o Xi vão confidenciar alguma coisa a quem informa o consulado americano? - PHA
publicado 31/08/2016
Comments
Sombra.jpg

Reprodução: Tijolaço

O Conversa Afiada reproduz pontos imperdíveis de artigo de Fernando Brito:

(...)

Ainda que o (Golpe) de hoje possa ter a simpatia de setores militares, talvez com a exceção daqueles que não conseguem atingir uma visão mais enxuta, tecnológica e estratégica da Força, não são eles que têm protagonismo na face repressora que vai se tornar mais evidente nos próximos dias e meses.

Não há – e a fria recepção que Michel Temer terá na reunião do G-20 deixará isso claro para qualquer observador atento que o perceberá quase como um corpo estranho entre os chefes de Estado- para um socorro internacional que ajude a levantar-nos rapidamente do buraco econômico em que nos encontramos.

Buraco que será todo o tempo destacado pelos incômodos companheiros de viagem do Golpe, os quais vêem em Temer pouco mais que uma ferramenta que já cumpriu metade de suas finalidade – derrubar o governo eleito com alguma formalidade de rito – e que não terá serventia se não aplicar todo o arrocho social e trabalhista que se pretende.

(...)

O protesto institucional, imaterial, abstrato ao golpe vai ganhar contornos objetivos, com a questão dos aposentados, dos direitos trabalhistas, com os cortes nas áreas sociais que vão se agudizar, embora já se encontrem em níveis de estrangulamento.

Tenho a impressão que Temer terá, nos próximos meses, uma outra bancada, indispensável. Será a Polícia Federal – a sua polícia política- e a Força Nacional de Segurança – a sua guarda pretoriana- e a infantaria das polícias militares dos governadores que lhe passam o chapéu.

Seu papel será o de permitir que possa se deslocar na única área por onde pode caminhar: a sombra.

Em tempo: não deixe ler o post do Conversa Afiada sobre como Putin e Xi tratarão um informante do consulado americano - segundo o WikiLeaks - e um "chanceler" que saiu do Estádio Nacional do Chile, onde Pinochet depositava os que estavam marcados para morrer, direto para uma "cátedra" (cadê o diploma?) em Cornell, nos Estados Unidos... Onde poderia ter sido "recrutado" ? Na UNE, no Chile? - O Putin e o Xi estão carecas de saber... - PHA