Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Brasileiros em Paris: não vai ter Golpe!

Brasileiros em Paris: não vai ter Golpe!

Grupo prepara novo ato pró-democracia
publicado 30/03/2016
brasileiros em paris

Manifestação do MD18 em 25 de março, na Praça da République (Foto de Fábio Fagu Costa)

O Conversa Afiada reproduz informações que recebeu de Vanessa Oliveira, do Movimento Democrático 18 de Março (MD18):


Brasileiros residentes em Paris preparam novo ato pró-democracia

Um grupo de brasileiros residentes na França vai se reunir na próxima quinta-feira, dia 31 de março, a partir de 16h horas, na Place de La Republique, no centro da cidade, em um ato pró-democracia. É a terceira manifestação do grupo, batizado de Movimento Democrático 18 de Março (MD18), em referência ao dia do primeiro ato, coincidentemente aniversário da revolta popular que culminou na Comuna de Paris, em 1871.

A primeira manifestação, coordenada por estudantes de Doutorado, aconteceu em frente ao consulado brasileiro e reuniu cerca de 100 pessoas, que protestaram espontaneamente contra “a manipulação midiática e o golpe de estado em andamento no Brasil, com o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff”.

A segunda manifestação ocorreu no dia 25, na Place de la République e contou com aproximadamente 150 pessoas, entre estudantes, artistas, intelectuais e profissionais liberais residentes em Paris e arredores. O grupo lançou um manifesto em várias línguas (anexa a versão em português), um site (http://www.md18.org/) e tem trabalhado para informar a imprensa e a comunidade internacionais sobre a situação do Brasil, além de denunciar a parcialidade e a partidarização de parte da mídia brasileira.

O grupo também esteve à frente de um debate no dia 24 de março na École des Hautes Études en Sciences Sociales, que contou com a participação e o apoio do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ). Atualmente com cerca de 500 aderentes no Facebook, entre residentes na França e em outros países da Europa (Alemanha, Suécia, Itália, Portugal, Inglaterra), o MD18 se organiza para que seu próximo ato público coincida com as manifestações desta quinta-feira no Brasil e espera reunir um público ainda maior.