Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2015 / 05 / 31 / Por que o PT queria salvar o Marín?

Por que o PT queria salvar o Marín?

Marín ajudou a matar Herzog !​
publicado 31/05/2015
Comments




A seleção do Marin/Galvão tomou de 7 a 1 da Alemanha no dia 8 de julho.

No dia seguinte, 9 de julho, o excelente site “Muda Mais” publicou notável texto sobre a necessidade de modernizar o futebol brasileiro, com a devida degola do Marin, aquele que provoca choro compulsivo no Marcelo Campos Pinto, operário-padrão da Globo.

Com o espelho retrovisor chega-se à conclusão de que o texto do “Muda Mais” é irretocável, quando se constata que o Itaúúú financia safados.

O importante, também, é que esse artigo do “Muda Mais” provocou um terremoto no PT.

O “Muda Mais”  foi a mais importante inovação das campanhas eleitorais brasileiras, depois da hegemonia da internet.

O Ministro Franklin Martins, já fora do Governo, era o responsável pelo “Muda Mais”.

O que não provocava suspiros de felicidade no terceiro escalão do PT  - aquele conjunto que se destrói furiosamente em busca de cargos e carros – oficiais.

O artigo contra a CBF do Marin lançou foguetes de longo alcance contra Franklin: do primeiro e do segundo escalão do PT.

Mas, o que é isso ?, diziam os aflitos.

Em plena campanha eleitoral, lançar suspeitas contra o presidente da CBF !

Isso pode nos custar caro !

Até onde se sabe, Franklin mandou dizer …  tudo bem: se fosse obrigado a se retratar, ele entendia que o site era para ajudar a campanha da Dilma, mas ele tirava o artigo do ar e ia embora !

(É bom lembrar que o pai do Franklin, Mario Martins, deputado federal pelo Rio, renunciou ao mandato por causa de uma safadeza da UDN contra ele. Depois, Martins se elegeu Senador, até ser cassado pelo regime militar que a Globo NÃO apoiou)

Foi um Deus nos acuda !

Alguém pedir as contas por causa de uma safadeza ?

Onde já se viu isso ?

O PT ficou aturdido !

O impasse foi vencido numa conversa de Franklin com a candidata, Presidenta Dilma.

Leia a integra do artigo que fala do Marin – e do PT:


Teixeira, Marin, a CBF e a necessidade de modernizar nosso futebol



A terrível eliminação da Seleção na Copa do Mundo reforçou o que há muito se dizia: a organização do futebol brasileiro está ultrapassada e presa ao nome de poucas figuras que revoltam o torcedor faz algumas décadas. Impera na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um sistema que em nada lembra uma instituição democrática e transparente. É preciso mudar.

Por infindáveis 23 anos, a CBF esteve nas mãos de Ricardo Teixeira, ex-genro de João Havelange, que coordenou por 17 anos a Confederação e por outros 24 a FIFA. Depois disso, passou, em 2012, para o comando de José Maria Marin. Marin foi deputado estadual pela ARENA e em 1975 proferiu um discurso contra a TV Cultura, que por muitos é visto como um dos desencadeadores da morte de Vladimir Herzog, ex-diretor de telejornalismo da Cultura, encontrado morto 16 dias depois. Depois disso, Marin ainda foi governador biônico do estado de São Paulo, em 1982. Ah, e bem depois, quando era vice-presidente da CBF, furtou uma medalha na premiação da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Não é de agora que o futebol brasileiro sofre com a desorganização da CBF. Ricardo Teixeira tinha o hábito de falar da Confederação ou da Seleção como “eu”: “Eu tenho 120 milhões em caixa”, ou “Eu tinha que ganhar aquela Copa”, ou “Eu não queria abrir a Copa da Alemanha”, como contou reportagem da Revista Piauí, em 2011. Além disso, defende que nem a população brasileira nem ninguém tem nada a ver com as contas da CBF.

Teixeira pode até ter razão quando diz que a CBF é uma entidade privada, que não recebe dinheiro público e paga impostos – afinal, quando ele assumiu decidiu abrir mão do dinheiro do Estado. Mas não é bem assim. O estatuto da CBF designa a instituição como uma “associação de direito privado”, com “peculiar autonomia quanto à sua organização e funcionamento, não estando sujeita a ingerência ou interferência estatal”, ok. Acontece que a entidade é um tanto atípica. Como afirma o jurista Yves Gandra, “não se trata, a CBF, de entidade civil típica, subordinada que é, em parte, ao Ministério dos Esportes”. E ainda que fosse considerada a mais típica entidade privada, contratos suspeitos podem devem, sim, ser analisados por órgãos competentes.

Na mesma entrevista, Ricardo Teixeira deu seu recado sobre a Copa: “Em 2014, posso fazer a maldade que for. A maldade mais elástica, mais impensável, mais maquiavélica. Não dar credencial, proibir acesso, mudar horário de jogo. E sabe o que vai acontecer? Nada. Sabe por quê? Por que eu saio em 2015. E aí, acabou”. No fim das contas, ele acabou saindo antes, em março de 2012.

Havelange, a Ditadura e Saldanha

Outra figura importante para entendermos a história da CBF é João Havelange, presidente da Confederação por quase duas décadas. Era 1970 e a histórica Seleção Brasileira, com Carlos Alberto Torres, Tostão e Pelé estava pronta para voar na Copa do Mundo. Mesmo assim, o treinador que montou e classificou a Seleção para o torneio, João Saldanha, foi demitido dias antes da estreia. O motivo, segundo ele, foi a pressão que sofria para convocar Dario Maravilha. Pressionado por Médici, João Havelange pedia insistentemente a convocação do jogador atleticano para Saldanha. Diz o folclore futebolístico que ele respondeu: “Ele [Médici] escala o ministério, eu convoco a Seleção”. Saldanha foi demitido. Pesava contra ele o fato de ser militante do Partido Comunista Brasileiro.

CPI da CBF-Nike

Em 2001 instalou-se a CPI da CBF-Nike, que investigou o contrato entre a Confederação e a Nike, que veio à público após a Copa do Mundo de 1998, quando suspeitou-se – sem que até hoje tenha havido comprovação ou desmentido – que o atacante Ronaldo teria entrado em campo, mesmo doente, para cumprir um contrato publicitário.

A CPI investigava o contrato, firmado em 1996 e com vigência de 10 anos, por cláusulas “consideradas excessivas em termos de predominância dos interesses da Nike sobre os da CBF, resultando prejudiciais ao futebol brasileiro”. Entre elas, a obrigação de escalar “os oito principais jogadores sob um critério não definido, mas que pode ser o da Nike” e a cessão à Nike do direito de definir os adversários e os locais de 50 jogos amistosos durante dez anos (número reduzido após acordo entre as duas partes).

Modernizar e organizar o futebol

Em um quarto de século apenas duas figuras – nada amistosas – comandaram a Confederação que rege o futebol no país do futebol. Calendários estapafúrdios, más condições de trabalho aos atletas e uma série de outras demandas levaram os próprios jogadores a reagir e criar o Bom Senso FC.

Queremos mudar mais. O plano de governo apresentado pelo PT no dia 5 afirma: “É urgente modernizar a organização e as relações do futebol, nosso mais popular esporte”.



Em tempo: o PT não teve competência para manter o “Muda Mais” no ar.

Era criativo – e independente – demais ! - PHA