Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2015 / 03 / 02 / Alckmin usou a Cantareira para se reeleger

Alckmin usou a Cantareira para se reeleger

Rola um impítim, professor Gandra ?
publicado 02/03/2015
Comments

 

 

Saiu no Agora, o único jornal que presta na Província de São Paulo:


Sabesp usou mais água do Cantareira antes das eleições



William Cardoso
do Agora

A Sabesp retirou muito mais água do sistema Cantareira antes das eleições do que no período posterior, embora os reservatórios tenham recebido uma quantidade maior de água.

É o que mostra a análise do boletim diário publicado pela ANA (Agência Nacional de Águas), com dados fornecidos pela própria companhia paulista.

Nos dois meses antes do primeiro turno (entre 5 de agosto e 4 de outubro), o sistema Cantareira recebeu 8,39 m3 por segundo de água (vazão de entrada).

Já a quantidade de água que saiu dos reservatórios foi de 20,93 m3 por segundo.

A Sabesp disse em nota que o mês de outubro de 2014 foi "ruim em termos pluviométricos".

"Era esperada uma maior quantidade de chuvas. Em decorrência da estiagem, as vazões afluentes (que chegam) ao reservatório ficaram muito abaixo das mínimas históricas até então registradas.

"A vazão afluente do mês foi de pouco mais de 5 m3/s. Por consequência, houve uma diminuição progressiva do volume da represa a fim de atender a demanda da metrópole", afirmou.

Segundo a Sabesp, para aumentar a disponibilidade de água, foi necessário solicitar à ANA (Agência Nacional de Águas) autorização de uso da segunda cota da reserva técnica do Cantareira, a partir de novembro.

A companhia diz que, como condição para isso, propôs em 10 de outubro uma projeção de retirada de 19 m3/s no mesmo mês e 18,5 m3/s em novembro.

"Ou seja, volumes menores do que eram retirados no início de outubro. A redução de retirada só foi possível com o avanço da interligação e o aumento de produção nos outros sistemas", disse.

Segundo a Sabesp, o Guarapiranga, por exemplo, em novembro, passou a produzir 1.000 litros/s a mais.