Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2015 / 02 / 06 / Dilma: os golpistas têm medo da Democracia

Dilma: os golpistas têm medo da Democracia

"O novo está nas ruas e nos movimentos sociais"
publicado 06/02/2015
Comments

 

 

 

Em seu discurso na comemoração dos 35 anos do PT,  a Presidenta Dilma Rousseff reforçou o papel da Petrobras no desenvolvimento do país e garantiu a continuação do modelo de partilha para o pré-sal.

 

"A Petrobras é a empresa que mais contrata e mais investe no país. Na terça-feira, a Petrobras ganhou o maior prêmio na área do petroleo, equivale ao Oscar do petróleo. Essa é uma conquista histórica, após desenvolver uma tecnologia para explorar o pré-sal", revelou a Presidenta nesta terça-feira (6), em Belo Horizonte.

 

"Nós continuaremos a acreditar no modelo de partilha e de conteúdo nacional", continuou.

 

Dilma também comentou as investigações da Operação Lava Jato. "Nunca antes na história desse país se combateu tanto a corrupção. Não tratamos Procurador como engavetador geral da República".

 

E refutou qualquer tentativa de golpe. "Os que são inconformados com o resultado das urnas só tem medo da democracia. Temos força para resistir ao oportunismo e golpismo. Estamos juntos para vencer de novo e a cada dia. Nós temos força para enfrentar a reação dos que buscam voltar atrás".

 

A Presidenta apontou os motivos que a levaram a fazer os ajustes na economia.

 

"Os ajustes são necessários para que a gente amplie as oportunidades e tenhamos forças para. As mudanças dependem da estabilidade e credibilidade na nossa economia".

 

"Devemos garantir o controle da inflação, das contas públicas Ninguém faz essas alterações por elas. Nós queremos uma garantia de sustentabilidade, do aumento do emprego e do aumento de renda".

 

"Esses passos em direção de um reequilíbrio fiscal visam sobretudo preservar nossas políticas sociais", contou Dilma.

 

Dilma, como já havia feito na primeira reunião ministerial, disse que é "preciso travar a batalha da comunicação".

 

"Não podemos permitir que a falsa versão se crie. Temos que reagir aos boatos. Temos que travar a batalha da comunicação".



 

Lula critica o PiG

 

O Presidente Lula se disse "indignado" com a condução coercitiva da Polícia Federal, na condução do depoimento de Luiz Vaccari, secretário nacional de finanças do partido.

Lula também criticou a imprensa e a oposição diante dos desdobramentos da Operação Lava-Jato. "O critério adotado pela mídia é o da criminalização do PT desde que nós chegamos ao poder. Eles trabalham com a convicção que é preciso acusar o nosso partido.", afirmou.

"Nossos adversários não se incomodam que essa campanha já tenha causado enormes prejuízos à Petrobrás e ao país. Querem  paralizar o Governo".

Lula ainda declarou apoio à política econômica adotada no segundo governo da Presidenta Dilma. "Dilma, faça o que tiver que fazer. Você tem obrigação de governar para o povo brasileiro".

E acusou o partido de "trocar a porta da fábrica por gabinetes". "Não podemos esquecer que o PT nasceu para ser diferente. E resgatar esse espírito é o nosso grande desafio nesse momento".



 

Defesa do legado e Reformas

 

Rui Falcão, presidente do partido, convocou a militância a defender o legado dos governos de Lula e Dilma e reiterou a necessidade do PT voltar à sua base.

"Primeira tarefa é defender o Governo da Presidenta Dilma, responder aos ataques e nos contrapor às pressões conservadoras dentro e fora do Congresso Nacional", disse Falcão.

"O PT não pode encerrar-se em si mesmo. Devemos mobilizar a população para defender o nosso projeto e fazer as reformas estruturantes", prosseguiu.

"O PT precisa reatar com os movimentos sociais, com a juventude", completou.

Ele ditou o que deve ser as prioridades do segundo mandato da Presidenta. " A reforma política, reforma agrária, lei das mídias, reforma tributária e os ajustes que são precisos fazer, mas sem mexer nos direitos", citou.

"A Dilma se comprometeu com a regulação econômica da mídia que acabe com monopólios e ologópolios. O ministro Berzoini já está pondo em prática", lembrou.

Sobre a reforma política, ao afirmar que é contra ao financiamento privado de campanhas, soltou: "A prioridade absoluta é barrar o nefasto projeto que introduz o voto facultativo e distrital e defende o financiamento privado".

Na economia, "as reformas tributária e fiscal devem instituir a inversão do peso entre impostos direitos e indiretos", opinou.

"Nada de arrocho, de recessão, cancelamento de direitos e desemprego".




Leia outras frases de Rui Falcão:

" Para a Presidenta Dilma cumprir ainda melhor o seu segundo mandato, precisamos nos unir com outros partidos de esquerda"

"Patrus Ananias [ministro do Desenvolvimento Agrário] quer debater índices de produtividade da terra, os mesmos de 1970, para fazer a Reforma Agrária"





Demais frases de Dilma:

Depois de 12 anos de políticas de inclusão e desenvolvimento social, o Brasil é hoje um país muito melhor."

"Brasileiros esperam que trilhemos um caminho de nação desenvolvida, em que o direito de todos sejam respeitados"

"A nossa responsabilidade é grande, porque os brasileiros esperam q honremos a continuidade do que fizemos, mas também q aprofundemos as transformações e ampliemos a democracia."

"A história do PT é um roteiro de identificação com o povo brasileiro. Desde a origem teve uma profunda ligação com os movimentos sociais"

"Deixei claro durante a campanha que teriamos um compromisso: o objetivo seria a preparação do Brasil para uma nova etapa do desenvolvimento, com prioridade para investimentos em educação"

"Transformar o Brasil numa pátria educadora significa abrir essa história de futuro para que o País deixe de ser uma nação emergente"

"Construir um país cada vez mais desenvolvido e menos desigual"

"Tudo o que fazemos tem um objetivo"

"A superação da miséria é apenas um começo"

"A economia sofre efeitos de dois choques"

"Nós vamos promover o equilíbrio fiscal de maneira gradual, sem comprometer a renda e o emprego"

"Vamos ampliar as concessões de infraestrutura: ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias também"

"Nos próximos dias vamos lançar a terceira etapa do Minha Casa Minha Vida com 3 milhões de moradias"

"Confiamos na força do nosso povo, temos certeza da base social e econômica do nosso País"

 

Outras frases de Lula:



"Dia 10 de fevereiro de 1980, alguns brasileiros começavam a escrever uma das mais bonitas páginas da história da política brasileira"

"O PT surge da necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformá-la"

"O PT criou o Orçamento Participativo e abriu novos caminhos para a democracia"

"Nova política foi combinar a atuação dos nossos deputados e vereadores com a presença nas ruas, nas greves e nas lutas populares"

"Disputamos três eleições presidenciais antes de alcançar a primeira vitória, acumulando ensinamentos e ampliando articulação social"

"Nova política foi acabar com a fome neste país"

"O PT deve ser motivo de orgulho para cada militante, das primeiras e das novas gerações"

"Governar o Brasil, com as complexidades de um país historicamente marcado pela desigualdade, foi a missão que a sociedade nos confiou"

"Nunca um governo se abriu tanto às propostas e reivindicações da sociedade"

"E nunca traímos o compromisso com as camadas mais amplas da população, as que sempre foram relegadas no curso da história"

"Temos que nos orgulhar de um governo q herdou um desemprego de 12,5% e reduziu esse índice a 4,8% em 2014, o menor de todos os tempos"

"Não podemos nos acomodar. Temos de compreender que foram os primeiros passos de uma jornada que vai nos levar muito longe"



Do ex-presidente do Uruguai, José Mujica:


"Vocês do PT tenham consciência da responsabilidade que o futuro do Brasil tem para o futuro deste continente"

"Queridos companheiros do PT, é preciso mudar o mais difícil, a cultura"

"Temos que mudar o mais difícil, a Cultura dos trabalhadores, porque eles tem que consumir a cultura de seus dominadores"

"Pertencemos a uma nação de duas linguas e um coração"

"Sonhamos um mundo não só que é possível como necessário"




Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT):

"A burguesia conservadora não suporta o fato do Brasil ter desenvolvido pelas mãos do PT, empoderado a classe trabalhadora."

"Essa elite preconceituosa não suporta Lula e Dilma terem colocado o Brasil em um patamar de respeito internacional."

"A campanha contra um PT é porque o compromisso do partido é ao lado da classe trabalhadora."

"Recado à elite golpista: se pensam que eventuais problemas vão enfraquecer a nossa militância, estão muito enganados. Estaremos alerta para que Dilma faça o melhor governo da história desse país."

"Dia 24 faremos (CUT, FUP, Lula, entre outros) um movimento em defesa da Petrobras."

"Eles querem entregar a Petrobras para a Chevron, Esso e outras."